Artistas egressas da SP estrelam espetáculo sobre solidão e a vida em apartamentos

Publicado em: 25/03/2021 |

Divulgação

Entra em cartaz na próxima segunda-feira, 28, às 20h, o espetáculo Apartamento, da atriz e dramaturga Louise de Lemes, formada em Dramaturgia na SP Escola de Teatro.

Em formato digital, a peça aborda as corriqueiras relações sociais que se desenvolvem entre moradores de um mesmo prédio e o compartilhamento de sons e interações através das paredes dos apartamentos.

Veja as 11 minibiografias da série Grandes Dramaturgos da SP Escola de Teatro

Segundo a autora, a ideia da obra foi pensada como uma investigação do teatro digital, essa linguagem adaptada que nasceu na situação de emergência da pandemia de Covid-19 e tem surpreendido a todas e todos por ser dinâmica, acessível e interativa.

“Foi necessário migrar para esse formato porque era o possível, considerando nossa responsabilidade com a saúde pública. No entanto, as plataformas de transmissões virtuais exigem um formato próprio. Não se trata apenas de filmar as encenações, ainda mais se considerarmos a enorme concorrência dentro desse espaço que já conta com uma linguagem própria. Assim, nossa ideia é investigar essa modalidade híbrida, que não é exclusivamente cênica, nem se resume ao audiovisual”, ressalta.

A sonoplastia, assinada por Hayeska Somerlatte, egressa da área na SP Escola de Teatro, é um dos pontos fortes do espetáculo, pois são os ruídos, vozes, barulhos e sons corriqueiros do dia a dia nos apartamentos que são o fio narrativo da história e que aproximam, ou afastam, esses vizinhos tão diferentes.

“O projeto, como um todo, espera lançar um olhar sobre a maneira como temos escolhido viver e como não temos nos deixado afetar pelo outro”, revelou.

Espetáculo de Marcelo Benigno, estudante de Dramaturgia, é selecionado para Festival Solos da Bahia

O espetáculo foi contemplado no edital #RetomadaCulturalRJ, através da Lei Federal de Emergência Cultural n° 14.017/2020 (Aldir Blanc), por meio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Quando: 28,29,30 e 31 de março, às 20h
Onde: Youtube do Teatro da Beira

Para adquirir o ingresso para o espetáculo que acontece nos dias 28, 29, 30 e 31, às 20h, basta entrar em contato com a equipe pertencente ao “TEATRO DE BEIRA”, através das suas redes sociais pelo perfil @TEATRODEBEIRA.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Louise de Lemos
Direção: Ana Brasil
Elenco: Alessandra Barbagallo, Gus Marsoá, Louise de Lemos, Natalia Bunahum, Samuel Paes de Luna, Talita Bildeman ( atriz convidada), Thiago Becker, Victor Seixas, Wanderson Rosceno