Artistas criam projeto para discutir ensino do teatro nestes novos tempos

Publicado em: 04/06/2020 |

O teatro vem sendo muito afetado pela pandemia do novo coronavírus. E em seu ensino não é diferente. Pensando em criar um espaço para ambientar discussões e reflexões a respeito deste tema, a artista Aline Negra Silva, egressa do curso de Direção da SP Escola de Teatro, criou o grupo Quinta Parede, no Facebook, após um bate-papo com a colega Mariana Otero.

LEIA TAMBÉM:
>> Rodolfo García Vázquez fala sobre filosofia e criação no ‘Diálogos sobre a Pandemia’

Aline conta que o nome é uma “provocação com origem no termo ‘quarta parede’, sim aquela parede ‘imaginária’ situada na frente do palco, quebrada pela personagem que dirige-se a plateia e faz sacar que estamos vendo uma ficção”.

Em tempos de pandemia que impede o encontro físico entre as pessoas, o grupo lança questões como: “Como fazer teatro? Como dar aulas de teatro? Pela internet através de vídeos gravados e/ou lives? Como seria isso?”. A discussão está aberta e segue nas redes.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024