Arte e Psicanálise na Extensão

Publicado em: 01/06/2012 |

O semestre está prestes a se encerrar, mas a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco continua a todo vapor, com o projeto de oferecer 30 cursos gratuitos ao longo do ano. Hoje (1º), foram abertas as inscrições para mais dois deles: “A História da Arte” e “Psicanálise e Dramaturgia: As Experiências Pessoais e Históricas na Raiz das Produções no Campo das Artes”.

Sob a orientação da crítica de artes visuais, curadora e professora Angélica de Moraes, em “A História da Arte” os participantes terão contato com a produção de arte da atualidade, conhecendo ferramentas teóricas e práticas de percepção e análise das poéticas visuais e sua interseção com as linguagens cênicas (especialmente a performance e a body art).

O curso é voltado para estudantes de nível superior ou médio, com interesse em artes visuais e artes cênicas, que tenham como objetivo desenvolver uma percepção própria da arte contemporânea e explorar seu caráter interdisciplinar. As aulas se estendem de 2 a 26 de julho e acontecem de segunda a quinta-feira, das 10h às 13h. Já o prazo para se inscrever vai até 22 de junho.

Angélica publica textos na revista bimestral Select, voltada à cultura, entre outros veículos de comunicação. Integrou a equipe fundadora do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, onde exerceu jornalismo cultural e crítica de artes visuais por mais de uma década, realizando coberturas de mostras nacionais e internacionais de arte contemporânea. Organizou exposições individuais e coletivas para o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Paço Imperial (Rio de Janeiro), Santander Cultural (Porto Alegre), entre outros locais.

Psicanálise e Dramaturgia
O psicanalista Sergio Zlotnic comanda o curso “Psicanálise e Dramaturgia: As Experiências Pessoais e Históricas na Raiz das Produções no Campo das Artes”, que pretende verificar os limites entre o documento e a ficção e traçar um esboço provisório que separa esses dois universos do discurso do sujeito contemporâneo.

Sergio Zlotnic durante aula (Foto: Felipe Del)

Além disso, as aulas têm o objetivo de esclarecer os vínculos que ligam a questão da história pessoal e da ficção, em jogo na arte da interpretação; além de compreender a cena teatral como o espaço em que uma voz estrangeira pede expressão. O curso explora, ainda, a especificidade da escrita dramatúrgica, que se nutre dos traumas pessoais, depois de submetidos a um trabalho simbólico de mediação.

Interessados no campo das artes, particularmente nas Artes Cênicas, e no diálogo da psicanálise com outras áreas formam o público-alvo de “Psicanálise e Dramaturgia: As Experiências Pessoais e Históricas na Raiz das Produções no Campo das Artes”, cujas aulas serão ministradas de 20 de julho a 7 de dezembro, sempre às sextas-feiras, das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas até 28 de junho.

Sergio Zlotnic é psicanalista, com consultório particular desde 1981. É mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor, também, pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade. Seus temas de interesse se referem à questão do trauma e da representação, dos sonhos e da associação-livre e dos diálogos entre a psicanálise e o campo das artes. Na SP Escola de Teatro, Zlotnic ministrou cursos de Extensão Cultural em 2010 e 2011.

As inscrições para ambos os cursos são gratuitas e devem ser feitas online, assim como a matrícula, que é realizada por e-mail. Clique aqui para conhecer todos os cursos de Extensão Cultural, oferecidos ao longo do semestre.

História da Arte
Inscrições: De 1º a 22 de junho