EN | ES

Arte: Comprometimento Social

Publicado em: 02/12/2011 |

Aprendiz de Humor Gustavo Guimarães (Foto: Arquivo Pessoal)

 

A arte é uma das “armas” mais eficientes e democráticas na busca pela disseminação de cultura e entretenimento. Neste exercício social, alguns artistas se destacam por suas iniciativas, que acabam, muitas vezes, por mudar a realidade de comunidades inteiras. A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco possui diversas ações sociais e culturais. E, neste final de ano, descobriu-se que um de seus aprendizes – entre muitos outros – também está envolvido com esse tipo de prática.

 

Em janeiro deste ano, o aprendiz de Humor do Módulo Vermelho Gustavo Guimarães Gonçalves se inscreveu no Programa Para Jovens Empreendedores Sociais, uma iniciativa da Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a International Youth Foundation e Sylvan/Laureate Foundation. Após duas fases de processo, o comitê – formado por pessoas de organizações governamentais, não governamentais e áreas acadêmicas – divulgou o nome dos 20 jovens selecionados; o nome de Gustavo estava entre eles.

 

“Eu estava ensaiando ‘Eiró’, na Casa Amarela (em Santo Amaro), quando vi um cartaz sobre o programa. Depois de alguns dias, fui me apresentar no CEU Capão Redondo e também vi. Fiquei sabendo que ofereciam, além do prêmio em dinheiro, um curso de empreendedorismo. Então, resolvi me inscrever”, explica o aprendiz. A partir do momento em que decidiu participar, Guimarães teve que preencher uma ficha com seus dados e informações básicas sobre seu grupo, a Cia. Catraca do Riso e, depois, passar por uma entrevista.

 

Depois de saber que seu projeto tinha sido reconhecido, ele e os outros 19 selecionados participaram de quatro encontros presenciais. Logo no primeiro, ficaram sabendo de um projeto paralelo, o Be Social Game, que deve ser desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2012. Todos foram divididos em grupos para dar início aos seus trabalhos. Guimarães e mais três “jovens empreendedores” farão um exercício de ocupação de locais públicos, da Zona Norte a Zona Sul de São Paulo.

 

Além de ser apoiado tecnicamente, participar de um curso online de Empreendedorismo Social, receber uma premiação e conquistar visibilidade internacional, o “jovem empreendedor” da SP Escola de Teatro, passa, a partir deste mês, a integrar uma rede global de líderes mundiais, com atuação em diversos países.

 

“Nós fazemos parte de uma rede social e, por isso, temos contato com o mundo inteiro. Nossos projetos podem ser indicados a outros programas e podemos receber prêmios em outros países, como foi o caso de um participante do ano passado”, finaliza.

 

 

 

Texto: Jéssika Lopes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS