EN | ES

Aprendizes do módulo amarelo participam de colóquios de formação

Publicado em: 29/08/2017 |

Em setembro, os aprendizes do módulo amarelo participam de duas atividades da SP Escola de Teatro: os Encontros entre Cursos, que acontecem na sexta-feira (15), e os Estudos de Caso, na terça-feira (19). As atividades são obrigatórias e estão com inscrições abertas até o dia 12 de setembro na secretaria da Coordenação Pedagógica, na sede Brás.

 
Todas as atividades são abertas aos aprendizes independentemente de seus cursos. O Encontro entre Cursos oferece exercícios com temas ligados às áreas de cada setor. Já nos Estudos de Caso, grupos e/ou espetáculos são discutidos por formadores e convidados a partir dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula.
 
Confira, abaixo, a programação das duas atividades:
 
 
Atuação
 
– Encontro entre Cursos:
Título: Texto e Jogo
Formador: Filipe Brancalião 
Proposta: A partir de uma sequência de jogos para atores e não atores e de propostas de improvisação, o encontro pretende trabalhar com textos narrativos e experimentá-los em cena, investigando possibilidades de criação e transposição de um material literário. 
 
– Estudo de Caso:
Título: Teatro na Margem, alguns anos com a Cia. Humbalada de Teatro
Formador: Filipe Brancalião
Proposta: A Companhia Humbalada de Teatro é um coletivo da nova geração do teatro de grupo e que surgiu a partir das políticas públicas de formação e fomento ao teatro nas periferias da cidade. Filipe Brancalião, formador do curso de Atuação, foi orientador, diretor e ator dessa companhia e por meio da exibição de vídeos, fotos e diários de trabalho irá partilhar algumas de suas experiências no Humbalada, em especial, no processo de montagem e circulação do espetáculo “A Vinda da Família Real”, criado e apresentado nas praças da zona sul de São Paulo.
 
 
Cenografia e Figurino/Técnicas de Palco
 
– Encontro entre Cursos:
Título: As novas possibilidades na cenografia
Coordenador: JC Serroni
Proposta: Os materiais podem narrar na cena? Quais os materiais mais usuais na cenografia? Suas propriedades e aplicações. Exemplos em imagens e de mostruário. As novas possibilidades em nossos dias.

– Estudo de Caso:
Título: “Dezuó, Breviário das Águas”. 
Formadora: Telumi Hellen
Proposta: Um projeto colaborativo, que utiliza a memória afetiva (derivas, encontros, experiências e generosidade) num lugar primoroso que configurou o espaço-instalação  cenográfico e cênico pra contarmos a vida dos seres que vivem na Natureza pulsante da Amazônia.
 


Direção
 
– Encontro entre Cursos:
Título: A construção da narratividade na encenação contemporânea
Artista Convidado: Juan Peralta
Proposta: O workshop, por meio de uma série de procedimentos práticos e teóricos, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre os mecanismos da narratividade teatral e os usos poéticos da mesma. Trabalhará em uma perspectiva dupla, desde a dramaturgia como a encenação, com o fim de compreender algumas ferramentas e procedimentos possíveis de ser aplicados.
 
– Estudo de Caso:
Título: Processo criativo de “Babilônia Compactada”, um espetáculo sem recursos
Formador: Luciano Gentile
Proposta: O projeto Babilônia Compactada foi contemplado pelo Fundo de Cultura da Cidade de Guarulhos, em 2011 – no entanto, a verba de financiamento só foi liberada mais de um ano e meio depois. O atraso alterou completamente as relações de trabalho entre as áreas plásticas, entre atores, dramaturgia e direção. A ideia, no encontro, é expor os diferentes caminhos artísticos que foram inventados frente à impossibilidade de recursos financeiros.
 
 
Dramaturgia
 
– Encontro entre Cursos:
Título: Ponto de Vista 
Formador: Alessandro Toller 
Proposta: A partir da exibição de três curtas-metragens experimentais, serão feitos estudos práticos de um dos principais fundamentos da narratividade: o ponto de vista.
 
– Estudo de Caso:
Título: “O Grande Circo Místico – O Musical”
Formador: Alessandro Toller
Proposta: Reflexão sobre o desafio de criar a dramaturgia de um musical, em parceria com Newton Moreno, a partir de um poema de Jorge de Lima e do disco de Chico Buarque e Edu Lobo. A dramaturgia priorizou estrutura consistente e poética em detrimento de concessões comerciais. O texto conquistou o Prêmio APCA em 2015.
 
 
 
Humor
 
– Encontro entre Cursos:
Título: Da Mimodinâmica à Bufonaria – Linguagens narrativas
Artista Convidada: Dani Biancardi
Proposta: O encontro aborda aspectos da mímica contemporânea – seus expedientes narrativos gestuais – até elementos da bufonaria, como o bando e o coro. Daniela Biancardi, formadora convidada do curso de Humor, tem uma pesquisa centrada na gestualidade narrativa e cômica.

– Estudo de Caso:
Título: Os aspectos narrativos da montagem “[email protected]
Coordenador: Raul Barreto
Proposta: O coordenador de Humor e ator compartilha os aspectos narrativos da montagem “[email protected]”. A adaptação brasileira foi criada a partir de textos dos atores americanos Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer, com tradução de Bárbara Heliodora e direção de Emílio Di Biasi. No encontro, são trazidos trechos da montagem e do texto para serem e experimentados pelos participantes. 
 
 
Iluminação
 
– Encontro entre Cursos:
Título: A luz como verbo do visível 
Formador: Francisco Turbiani
Proposta: O encontro visa a investigação de um possível conceito de narratividade na luz. Partindo da ideia de que a luz realiza a edição do campo visual e utilizando tanto a tese “À Luz da Linguagem”, de Cibele Forjaz, quanto o livro “Função Estética da Luz”, de Roberto Gill Camargo, serão realizados exercícios teórico-práticos.
 
– Estudo de Caso:
Título: Narratividade na luz 
Formador: Francisco Turbiani
Proposta: Estudo de caso dos espetáculos “Mokimpó – Estudo Sobre um Homem Comum”, do Grupo 59 de Teatro, e “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, ambos com direção de Claudia Schapira e desenho de luz de Francisco Turbiani.
 
 
Sonoplastia
 
– Encontro entre Cursos:
Título: Caminhos para um Dramaturgia Original no Teatro Musical Contemporâneo
Artista Convidado: Ricardo Severo
Proposta: O encontro discute a evolução dos diferentes gêneros de teatro musical em nosso País (Teatro de Revista, American Musical e o Musical Épico-Narrativo); os elementos dramatúrgicos e estruturais de cada sub-gênero, as semelhanças e diferenças; e trilhas possíveis para libretos originais no Brasil atual.
 
– Estudo de Caso:
Título: Centro de Pesquisa Teatral (CPT)
Coordenador: Raul Teixeira 
Proposta: O Centro de Pesquisa Teatral (CPT), criado e coordenado pelo encenador Antunes Filho, é um espaço dedicado à formação de atores, dramaturgos, cenógrafos, figurinistas, sonoplastas e iluminadores. A partir de sua experiência no CPT, Raul Teixeira fala sobre a criação e como é o dia a dia de aulas e espetáculos ao longo de sua trajetória nestes últimos 35 anos.



Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS