Aprendiz em Foco | Hélio Toste

Publicado em: 19/07/2012 |

Ao centro de sua bandeira nacional, um círculo vermelho estampado em um pano branco já deixa clara a importância do Grande Astro para sua nação. Os caracteres que formam seu nome significam “a origem do Sol”. Por essas razões, o Japão é conhecido em todo o mundo como a Terra do Sol Nascente.

Por aqui, do outro lado do planeta, a estrela é igualmente venerada. Ainda mais em um local como o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. É exatamente de lá que vem Hélio Toste, o aprendiz de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que está de malas prontas para levar um pouco da cultura brasileira para o país asiático.

“Pererê – Em Busca do Saci” é o nome da montagem responsável por fazer Hélio e o restante da Cia. Dom Caixote atravessarem o mapa-múndi. Com ela, o grupo foi convidado a participar do Kijimuna Festa 2012, um festival internacional de teatro direcionado ao público infanto-juvenil, realizado anualmente, desde 1994, na província de Okinawa.

Hélio Toste (primeiro à esquerda) e a Cia. Dom Caixote (Foto: César Cardozo)

Neste ano, a Assitej, associação internacional de teatro para crianças e jovens, filiada à Unesco, escolheu o festival para sediar seu primeiro encontro internacional, que reunirá palestrantes do mundo todo para discutir assuntos relacionados ao papel do teatro no universo infantil. O evento será promovido de 28 de julho a 5 de agosto.

A companhia entrou em cena ao receber o convite feito por Hisashi Shimoyama, produtor do evento, que assistiu a um vídeo da peça e demonstrou grande interesse em incluí-la na programação.

Antes disso, porém, o coletivo já tinha uma bela história começando a ser escrita no Brasil. Com apenas quatro anos de existência, o grupo já tem 12 produções teatrais encenadas e venceu por três anos consecutivos o Festival de Teatro Cidade de São Paulo com suas peças infantis.

O Menino e o Saci

O espetáculo “Pererê – Em Busca do Saci” narra a história de um menino que, com a ajuda do Saci-Pererê, procura respostas para suas dúvidas e aflições, e acaba se enxergando em um caminho cheio de aventuras, personagens do folclore nacional, relações de amor, amizade e, acima de tudo, descobrindo que tudo é possível quando se acredita.

Toste explica que, mesmo sendo repleta de símbolos e signos que estão impregnados no inconsciente coletivo, a peça precisou passar por uma grande adaptação para as três apresentações no festival. “Além de adaptar para o novo espaço cênico, que é bem menor do que estamos acostumados a encenar, tivemos que ‘enxugar’ bastante e tirar praticamente todas as falas, para não haver estranhamento com a língua. Ainda fizemos uma parceria com uma atriz japonesa, que vai gravar alguns trechos de narração da história”, observa.

O aprendiz, que faz parte da companhia desde o ano passado, quando começou a ocupar o cargo de stand-in da montagem, vai encarnar o papel da avestruz de pelúcia. Esta será a primeira vez em que ele atuará como essa personagem, mas, antes, já havia participado na pele de um mendigo que se comporta como cachorro. “Na minha opinião, é uma as cenas mais bonitas da peça, o momento em que o ‘menino’ para de acreditar na sua imaginação e se revolta contra ela.”

A ligação entre a SP Escola de Teatro e a peça não para por aí. Paulinho Rocco, ex-aprendiz de Dramaturgia que completou o ciclo de quatro Módulos do curso, assina o texto e ainda faz parte do elenco da montagem. A direção é de Luiz Felipe Petuxo.

Apesar de reconhecer que este trabalho foi o que propiciou o maior amadurecimento de sua carreira, Toste não é exatamente um iniciante na área: ele lida com teatro amador desde os 10 anos. Com passagens por grupos como o Cultura Inglesa e o Sírio-Libanês, ele se sente orgulhoso de sua nova empreitada. “Estamos indo de peito aberto, prontos para o que vier. Tenho certeza de que teremos uma grande troca de informações, que só contribuirá para o nosso trabalho. Tem sido uma experiência incrível. Muitas cenas que estão sendo adaptadas para o Japão serão integradas na versão brasileira, após voltarmos da viagem. Nossa expectativa é fazer teatro do outro lado do mundo e representar o Brasil da melhor forma possível”, comenta.

Além de apresentar a peça e ministrar o workshop “Uso Consciente da Imaginação para a Criação de Um Personagem”, a companhia ainda exibirá, em parceria com a produtora Cena & Imagem, um longa-metragem chamado “Pererê – De Todos em Todos”, que conta o processo de adaptação do espetáculo a uma nova linguagem e narra histórias de artistas que “encaram diariamente a alegria de viver teatro no Brasil”.

Para acompanhar a saga de Toste e sua trupe no Japão, acesse o blog da viagem, a partir desta sexta-feira (20). E neste último fim de semana em solo brasileiro, o aprendiz cumpre  o final da temporada da peça “Audição”, em cartaz no espaço experimental da Cia. Dom Caixote, na Pompeia.

“Audição”

Quando: Sábado e domingo (21 e 22/7), às 20h