Antunes Filho critica dominação dos EUA com “Nossa cidade”

Publicado em: 17/10/2013 |

Acostumado a montar importantes peças brasileiras e tragédias gregas, Antunes Filho retorna, desta vez, com uma norte-americana. Com “Nossa cidade”, texto escrito por Thornton Wilder nos anos 1930, o encenador volta ao palco com críticas à dominação dos EUA.

Em cartaz no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, até 8 de dezembro, o espetáculo é ambientado em Grover’s Corners, uma pequena cidade interiorana, conferindo destaque às famílias Gibbs e Webb e às pequenas descobertas que os moradores fazem. Em meio à pacatez do lugar, a montagem despeja informações sobre guerras envolvendo os EUA.

Texto de Wilder é o segundo mais encenado nos EUA, atrás apenas de Shakespeare (Foto: Emidio Luisi)

No elenco, estão Leonardo Ventura, Sheila Faermann, Amanda Mantovani, Carlos Sério, Felipe Hofstatter, Luiz Gustavo Lopes, Luiza Lemmertz e Mateus Carrieri. Fagundes Emanuel, ex-aprendiz de Humor na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, também atua na peça.

A Escola “emprestou”, por assim dizer, outros dois membros que integram a montagem: Raul Teixeira, coordenador do curso de Sonoplastia e velho conhecido de Antunes, e Lenon Almeida, aprendiz do curso. Raul é o responsável pela trilha sonora de “Nossa cidade”, enquanto seu pupilo opera o som.

“Antunes mudou minha vida. Ele é muito exigente, meu mestre no teatro. Me pediu uma indicação de operador de som e eu recomendei o Lenon por sua juventude, capacidade e interesse que ele vinha demonstrando. É uma experiência incrível”, afirma Teixeira.

Peça: “Nossa cidade”

Quando: Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h (Até 8/12)

Onde: Teatro Anchienta – Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque