Alessa Curi e Willian Lansten, estudantes da SP, estreiam curta-metragem sobre transgeneridade na próxima sexta-feira, 16

Publicado em: 15/09/2022 |

Estreia na próxima sexta-feira, 16, o curta-metragem Dignas, que tem texto e direção de Willian Lansten e atuação de Alessa Curi, ambos estudantes de Atuação da SP Escola de Teatro. A exibição começa às 20h, através do YouTube,

O filme, protagonizado por cinco mulheres trans e travestis, faz parte da finalização de uma oficina ministrada por Lansten no Programa Criatividades da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Programa Transcidadania do Centro de Cidadania LGBTI Édson Neris.

Diretor Luiz Manuel realiza a atividade formativa de extensão “Geometrias (In)congruentes” na sede Roosevelt da SP

No curta, Willian buscou trabalhar a linguagem do teatro como uma ferramenta de afirmação identitária e expressão artística para realidades dissidentes. “Dignas é um filme sobre corpos que muitas vezes não costumam ser dignos de sonhar, presenciar ou experienciar. Corpos marginalizados, que são deixados de lado pela sociedade, pela escola, pelo trabalho e também pelas artes. Com o curta, roteirizado de maneira coletiva, propomos que devemos estar e ocupar todos os lugares, sermos respeitades e livres. É uma questão de direito, não de opinião alheia.” comentou o diretor.

Alessa Curi, uma das protagonistas do filme, relata que quando entrou na SP, em 2021, logo descobriu sua transgeneridade e que a Escola a proporcionou um espaço seguro e confortável para que pudesse trabalhar da melhor forma o seu fazer artístico, podendo ser ela mesma dentro de suas particularidades, potências e limitações. “Quando você se percebe travesti, começa a procurar estímulos para validar essa nova realidade e dar início ao processo tão delicado que é a construção da identidade trans. Sou muito grata por estar rodeada de pessoas tão sensíveis, cuidadosas e talentosas.”, comentou a atriz.

Inscreva-se no curso gratuito e presencial e presencial sobre Dramaturgia visual e a estética da Moda

Willian Lansten também é ator e queerformer, formado em Gênero e Sexualidade e tem como estudo e interesse cênico a pesquisa no teatro e dramaturgia queer.

Ficha técnica

Elenco: Alessa Curi, Pamella Mel, Pandora Pereira, Paty Brandy e Priscila Ohana. | Direção, montagem, produção e texto: Willian Lansten | Narração: Alessa Curi | Pós-produção, montagem e edição: Gabriel Carneiro.

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro