EN | ES

Agenda Cultural: confira dicas especiais para o seu final de semana!

Publicado em: 20/05/2022 |

Toda sexta-feira você confere no site da SP Escola de Teatro as melhores dicas culturais para seu fim de semana, entre peças de teatro, filmes, série e exposições; confira!

Veja como foi a apresentação da instalação performática Depois que Chegou, da Cia. Ministério Sem Fronteiras na SP

Pureza

Dira Paes protagoniza o longa nacional Pureza, que chega aos cinemas – Foto: Downton Filmes

Estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 20, o filme Pureza, protagonizado por Dira Paes. O longa conta a história real de Pureza Lopes Loyola, vivida pela atriz. Ela é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz apenas com a roupa do corpo, a foto do rapaz e uma bíblia. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a tão conhecida escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, a protagonista enfrentará enormes desafios, mas sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

“ou 9 ou 80”

Ou 9 ou 80 deu o Prêmio APCA para a Clarín Cia de Dança – Foto: Sergio Rodrigues

A Clarín Cia de Dança realiza nos dias 26 e 27 de maio, às 19h, apresentações gratuitas na cidade de São Paulo do espetáculo “ou 9 ou 80”, eleito pela APCA como Melhor Espetáculo de Dança presencial de 2021. O projeto também fará uma apresentação pelo Circuito Municipal de Cultura, no dia 22 de maio, às 20h, na Casa de Cultura M’Boi Mirim.

Celebrando a cultura do funk e passando por suas transformações, desde que surgiu como movimento até a chegada do atual passinho, “ou 9 ou 80” reflete sobre como os movimentos culturais periféricos retratam o que vivem, com letras que abordam temas comuns cotidianos, com suas revoltas, abismos sociais, desesperança, mas também vontades, alegria e muita criatividade.
O espetáculo traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao abordar as 9 mortes em um baile funk em Paraisópolis – SP e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, que resultaram na morte de um homem. Acontecimentos que são reflexos de ações desastrosas da Polícia Militar, tratamento comum dado às populações das grandes periferias.

Turi- Um Gritos das Florestas

Casa de Cultura Odisseia apresenta a exposição Turi – Um Grito das Florestas – Foto: Divulgação

A Casa de Cultura Odisseia, próxima à Augusta e Avenida Paulista, apresenta a exposição fotográfica Turi- Um Grito das Florestas, com 79 imagens, entre elas trabalhos do fotógrafo Lalo de Almeida, da Folha de S. Paulo e que venceu o prêmio World Press Photo. Mais de 20 fotógrafo importantes, como Ueslei Marcelino, Tarso Sarraf, Felipe Beltrame e Yan Boechat, com imagens produzidas em diferentes épocas, compõem a exposição. A programação é produzida pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo e usa a fotojornalismo para debater a importância da preservação da natureza e o abandono do governo federal em relação às políticas públicas de foro ambiental.

A Pane

Cena da peça A Pane, que pode ser vista no Teatro Faap, com os bastidores do mundo da Justiça sob direção de Malú Bazán – Foto: Ronaldo Gutierrez

O espetáculo A Pane é inspirado no conto do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt e dirigido por Malú Bazán, parceira da SP Escola de Teatro, volta ao palco do Teatro Faap para uma nova temporada até 12 de junho. O elenco traz Antonio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann.

A situação é inusitada. Um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e, como diz o juiz anfitrião, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa: “crime é algo que sempre se pode encontrar”. “A Pane é uma comédia sobre a justiça e uma fábula que fala dos nossos dias.

Águas Selvagens

O ator argentino Juan Manuel Tellategui é destaque do elenco internacional do filme Águas Selvagens, em cartaz nos cinemas Reserva Cultural e Belas Artes, em São Paulo – Divulgação

Está em cartaz nos cinemas o filme Águas Selvagens, com atores do Brasil, Argentina e Uruguai. A coprodução Brasil-Argentina foi filmada no Paraná e se passa na região da Tríplice Fronteira. O longa de suspense policial é ambientado em um hotel de uma pequenina cidade, onde uma rede de crimes perversos acontece. Preste atenção no misterioso funcionário hoteleiro Fabián, interpretado de forma potente pelo ator argentino Juan Manuel Tellategui, e também em Daniel Valenzuela, ator argentino que vive o policial corrupto do povoado. Também se destacam o uruguaio Roberto Birindelli, como o atormentado investigador Gualtieri, protagonista da história, com sua matiz de anti-herói, e a bela Allana Lopes, que faz a jovem camareira que fica apaixonada pelo portenho. Ainda há o brilho de Leona Cavalli, que faz uma participação especial como uma prostituta que ajuda o investigador a desvendar as teias do crime. A direção é de Roly Santos, com roteiro de Oscar Tabernise, ambos argentinos. A produção pelo lado do Brasil ficou a cargo da curitibana Laz Audiovisual, de Rubens Gennaro e Virginia Moraes. Águas Selvagens pode ser visto na semana de 19 a 25 de maio no cinema Reserva Cultural (av. Paulista, 900), sessão das 21h20; ou no cinema Belas Artes (rua da Consolação, 2423), sessão das 13h30, em São Paulo.




Relacionadas:

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS