Agenda Cultural: As melhores dicas para o seu fim de semana!

Publicado em: 13/05/2022 |

Toda sexta-feira você confere no site da SP Escola de Teatro as melhores dicas culturais para seu fim de semana, entre peças de teatro, filmes, série e exposições; confira!

Cia Os ZZZlots apresenta Sapathos, espetáculo sobre violência e preconceitos na sede Roosevelt da escola

Das Cinzas Coração

Foto: Marcelo Diehl

Até o dia 21 de maio (sábado) todas as quintas, sextas e sábados, às 20h, o SESC Pinheiros recebe apresentações do espetáculo Das Cinzas Coração. A peça propõe uma versão brasileira das clássicas comédias mudas dos anos 1920 e, simulando um filme em preto e branco, traz técnicas circenses para contar a história de Aurora.  Ela é uma jovem com muitas habilidades que, no entanto, são desvalorizadas e pormenorizadas pela sociedade opressiva e machista em que vive. Cheia de desejos sufocados, a protagonista representa a realidade de diversas mulheres brasileiras.

A Fábrica dos Ventos

Foto: João Cláudio de Sena

Todos os sábados e domingos, às 12h, até 22 de maio, o espetáculo A Fábrica dos Ventos, da Trupe Lona Preta, estará em cartaz no SESC Belenzinho. A peça leva o público para o reino das bexigas, um mundo no qual as pessoas precisam vender seu sopro vital para sobreviver. Nesse universo, tudo é feito a partir das bexigas, desde a alimentação até o lazer. Certo dia, um palhaço que sonha com dias de respiração tranquila é tomado por um profundo sentimento de tristeza e solidão, mas tudo muda quanto ele conhece o público.

Diabinho e outras peças curtas de Caryl Churchill

Foto: Bibi Bianchini

Com direção de Guto Portugal, o espetáculo Diabinho e outras peças curtas de Caryl Churchill, que reúne dramaturgias da famosa autora inglesa, estará em cartaz no Teatro do MASP até o dia 5 de junho. Com apresentações gratuitas nas sextas e sábados, às 20h30, e domingos às 19h, a peça traz cinco histórias: a primeira conta a trajetória de uma menina feita de vidro que começa a refletir sobre a sua fragilidade, a qual é imposta pelos outros; a segunda discorre sobre mitos gregos e questiona o limite da violência humana; na terceira, um grupo de amigos conversa descontraidamente sobre o colega deles que foi condenado pelo assassinato de suas esposas e na terceira e última, Caryl apresenta um personagem enlouquecido pela dúvida da existência de um diabinho dentro de uma garrafa.

O Crocodilo

Foto: Sueli Almeida

Nos dias 13 e 14 de maio, sexta-feira e sábado, às 20h, no Teatro Clara Nunes, em Diadema, a Cia Estrela D’Alva apresenta o espetáculo O Crocodilo. A peça é uma releitura do conto de mesmo nome escrito por Dostoiévski e, dentre outros temas, traz questionamentos e reflexões sobre o sistema capitalista vigente que instiga e aprisiona o ser humano ao mesmo tempo. A metáfora teatral traz homens que se deleitam em viver sendo digeridos por um crocodilo que os devorou e, apesar de terem tido suas vidas arruinadas, seguem em uma nova e limitada organização coletiva no estômago do monstro.

A Tensão

A exposição A Tensão, do argentino Leandro Erlich, apresenta um conjunto de 16 obras que ocuparam os espaços do Centro Cultural do Banco do Brasil até o dia 20 de junho. A mostra apresenta atrações que desafiam o público, com barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e uma piscina que, apesar de muito realista, não afoga. A exposição promete chocar e provocar sensações absurdas no público que se confunde com tais deslocamentos da condição de normalidade. A entrada é gratuita e o espaço é aberto para visitação das 9h às 19h.

Texto por Letícia Polizelli

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024