Adeus a Abrahão Farc

Publicado em: 24/09/2012 |

Abrahão Farc (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O ator Abrahão Farc morreu na madrugada de hoje (24), aos 75 anos, em São Paulo. O velório começou às 12h30, no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste da capital paulista, e o enterro está previsto para as 14h30.

Nascido em 28 de julho de 1937, Abram Jacob Szafarc dedicou sua carreira à atuação em televisão, teatro e cinema. Nos palcos, foi discípulo de Eugênio Kusnet, em 1961, além de participar do Teatro Oficina, nas décadas de 1960 e 1970. Dentre as montagens em que atuou, estão “Equus” (1975); “Jardim das Cerejeiras” (2006); “O Escrivão” (2006) e “Anna Weiss” (2006).

Saiba mais sobre a trajetória Abrahão Farc pela Teatropédia – Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, aqui.

Abrahão Farc por Marici Salomão

Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, já teve um texto lido pelo artista. A seguir, seu depoimento sobre ele:

“É, sem dúvida, uma perda muito grande. Abrahão Farc ajudou a construir a história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Toda vez em que um ator velho morre, vai junto com ele uma história muito valiosa para a nossa realidade artística.

Meu primeiro texto premiado no 1º Concurso de Textos Inéditos do Sesi-SP, em 1995, ‘O Retiro dos Sonhos’, foi lido por ele. E me emocionou muito ver o amor que ele dedicou ao texto naquela ocasião. Já era um ator com um nome consolidado lendo, com muita graça e humor, um texto de uma autora ainda desconhecida.”

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)