Morreu ontem (9) no Rio de Janeiro o diretor brasileiro Aderbal Freire-Filho, aos 82 anos. Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, era conhecido por suas montagens ousadas e por defender a integração do teatro brasileiro com o de outros países da América do Sul.
Aderbal Freire-Filho sempre esteve presente na vida da SP Escola de Teatro, mantendo amizade e relações profissionais com diversas pessoas ligada à Escola. Por seis anos, também, ele foi conselheiro da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), associação que criou e gere o projeto SP Escola de Teatro. Nos anos em que foi conselheiro, Contardo Calligaris presidia o conselho.
Em 2017, quando a Escola estava instalada provisoriamente em um prédio na rua Marquês de Itu, enquanto a sede Brás passava por uma reforma em seu prédio tombado e centenário, Freire-Filho deu a aula inaugural aos novos estudantes daquele semestre, em 28 de janeiro.
Em 2012, ele também participou do Diálogos SP, conversando com Francisco Medeiros, na época coordenador da linha de Atuação.
+ Ivam Cabral relembra Aderbal Freire-Filho
A SP Escola de Teatro relembra alguns momentos de Freire-Filho conosco. Confira: