EN | ES

Abertas inscrições para workshop com Ismael Ivo

Publicado em: 26/07/2013 |

O bailarino Ismael Ivo em cena: workshop no Teatro Sérgio Cardoso, em 21 de agosto. Inscrições abertas
(Foto: Divulgação)

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apresenta Performativo, Formativo: Processos da Cena, uma série de debates, workshops, mesa-redonda e discussões, no Teatro Sérgio Cardoso, a partir do evento Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo, brasileiro à frente de vários programas de projeção internacional, dentre eles, a curadoria, durante duas gestões, da área dança da Bienal de Veneza e a criação/curadoria do Impulstanz – Festival Internacional de Dança de Viena.
 
Evento pensado como programa de formação para jovens artistas de várias procedências, a Biblioteca do Corpo gerou um espetáculo final de dança, chamado “No Sacre”, que estreia em 13 de agosto, em Viena, e, depois, dias 17 e 18 de agosto, cumpre curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros.

A trajetória da empreitada começou com uma seleção pública, em abril, para reunir os artistas brasileiros que participariam da edição 2013 da Biblioteca do Corpo, subvencionados com bolsas de estudo oferecidas pela Secretaria de Estado da Cultura via SP Escola de Teatro e pelo Sesc São Paulo.

Sediados no Teatro Sérgio Cardoso, de 19 a 21 de agosto, depois de sua estreia em São Paulo, esses artistas participam do Performativo, Formativo: Processos da Cena, ampliando os contornos de sua atuação enquanto partícipes de um projeto transnacional (e interinstitucional), apoiados por entidades de nosso País.

No evento, em encontros mediados pela professora-doutora Cássia Navas, especialista em dança, e pela assistente social Cleo Regina, o foco dos debates alarga-se para além de seus testemunhos sobre o que foi vivido ao longo do processo da Biblioteca do Corpo, em Viena.

Com este propósito, haverá ainda uma entrevista pública e um workshop com Ismael Ivo, além de uma mesa-redonda, em que quatro profissionais, as bailarinas, professoras e coreógrafas Dudude Herrmann (MG) e Iracity Cardoso (SP), a artista e gestora cultural Regina Miranda (RJ) e o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral (SP), debatem as questões da formação e performance nas artes contemporâneas da cena, a partir de suas experiências, também internacionais, no campo da dança (veja as datas e horários abaixo).

A entrada para todas as atividades é gratuita e aberta ao público. É necessária inscrição prévia apenas aos interessados em fazer o workshop com Ismael Ivo, no dia 21 de agosto. Para participar, basta acessar o Portal da SP Escola de Teatro, no período de 26 de julho a 13 de agosto. A divulgação dos aprovados será em 15 de agosto, no site da Escola.

Sobre Ismael Ivo

Premiado bailarino e coreógrafo brasileiro, teve sua formação na cidade de São Paulo, onde nasceu. Aqui, além de solos, atuou em obras dirigidas por Takao Kusuno e Lia Robatto, com quem trabalhou no grupo experimental do Balé da Cidade de São Paulo, sob direção de Klauss Vianna. À convite do mestre Alvin Ailey, integrou o Alvin Ailey Dance Center (NY). Desde 1985, morando na Alemanha, trabalhou com Johann Kresnik, Amagatsu Ushio e Márcia Haydée, dirigindo, entre outras, a companhia de dança da cidade de Weimer.  Foi premiado pelo “Time Out Award” por “As criadas”, dirigido por Yoshi Oida. É criador e curador do Impulstanz – Festival Internacional de Dança de Viena e foi, em duas gestões, curador da seção/dança da Bienal Veneza, aí atuando como diretor do Centro di Formazione di Danza Contemporanea, no qual desenvolveu o Arsenale della Danza (2009-2012), programa que, em 2013, passa a ser chamado Biblioteca do Corpo, Viena. Em 2010, recebeu a Ordem do Mérito Cultural/Ministério da Cultura, Brasil.

Serviço
Performativo, Formativo: Processos da Cena

Dia 19 de agosto, às 15h: Entrevista pública com Ismael Ivo, curador do programa Biblioteca do Corpo

Às 19h30: Mesa-redonda sobre processos de formação, com Iracity Cardoso, Regina Miranda, Dudude Herrmann e Ivam Cabral

Dia 20 de agosto, às 11h: Discussão, a partir de registros multimídia, sobre o processo de criação do espetáculo “No Sacre”, estreado em 13/08/2013 (Viena) e 17/08/2013 (São Paulo), com os 10 bolsistas brasileiros participantes da Biblioteca do Corpo 2013
Mediação: Cássia Navas
Local: Sala Paschoal Carlos Magno | Teatro Sérgio Cardoso

Às 15h30: Depoimentos dos dez bolsistas participantes da Biblioteca do Corpo 2013
Mediação: Cleo Regina
Local: Sala Paschoal Carlos Magno |Teatro Sérgio Cardoso

Dia 21 de agosto, às 11h: Workshop de Ismael Ivo, com os 10 bolsistas brasileiros participantes da Biblioteca do Corpo 2013 e 20 vagas abertas para o público, com inscrição prévia no portal SP Escola de Teatro (www.spescoladeteatro.org.br)
Local: Sala de Aula-Dança | Teatro Sérgio Cardoso

Onde: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Tel. (11) 3288-0136.
 
 

Texto: Esther Chaya Levenstein

 

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS