A Ópera: Arte Completa?

Publicado em: 01/09/2011 |

Palco, iluminação, cenário, adereços, diretores, cantores, atores. Não, não estamos falando de teatro e sim de ópera, gênero que engloba inúmeras facetas da arte cênica e que será foco de uma Mesa de Discussão durante o Território Cultural, no sábado (3), entre as 10h30 e 13h, na sede da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O debate, gratuito e aberto ao público, vai controverter a pluralidade deste gênero e contar com a presença do cenógrafo e diretor Cleber Papa; o diretor, iluminador e professor Iacov Hillel; o diretor William Pereira; a meio-soprano Regina Elena Mesquita e o regente Roberto Duarte.

“Em latim, a palavra ópera advém do plural de ‘opus’, que significa ‘obras’. Assim, é indiscutível o fato de que a ópera se utiliza de elementos diversos para ser criada. Entretanto, muito se discute que a ópera também é uma arte completa, pois ela mistura literatura dramática, música, figurino, artes plásticas e multimídias”, observa Lúcia Camargo, coordenadora dos cursos de Difusão Cultural oferecidos pela SP Escola de Teatro.

“Com este debate, vamos trazer a experiência de encenadores, maestros, músicos, cenógrafos e iluminadores, para colocar em foco o drama encenado por meio da música. Um gênero que é secular, mas continua vivíssimo em nossos tempos e possui especificações que não mudaram durante o passar dos anos”, observa Lúcia.

Esta Mesa de Discussão integra a programação do Território Cultural. Confira todas as atividades aqui

Sede da SP Escola de Teatro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“Mesa de Discussão A Ópera: Arte Completa?”

Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco

Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás

Local: Sala 26

Horário: das 10h30 às 13h