A Cena Pensada na Web

Publicado em: 31/10/2012 |

A escassez de críticas teatrais que ainda carreguem caráter opinativo e sejam ricas em argumentação é algo que incomoda Kil Abreu. Para resgatar esse formato, aproveitando a capacidade de difusão proporcionada pela internet, o jornalista, pesquisador e ex-crítico teatral da Folha de S.Paulo orientou um curso na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, promovido pelo Departamento de Extensão Cultural da Instituição.

Depois de quase dois meses, na última segunda-feira (29), “A Cena Pensada na Web – Crítica Teatral nas Novas Redes de Informação” chegou ao fim. Durante as aulas, foram apresentadas as questões emergentes da cena contemporânea e suas principais recorrências formais, enquanto eram mostrados instrumentos para o exercício escrito da crítica. Além disso, participantes voltaram os olhos para os espaços de intervenção da crítica nos novos meios de informação (sites, blogs, redes sociais, etc.).

Aula de encerramento do curso (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Na semana passada, foi criado o blog http://acenapensadanaweb.blogspot.com.br/, para publicar alguns dos textos escritos durante as aulas, selecionados pelo orientador.

Kil encerrou as aulas com a sensação de dever cumprido. “Foi muito bom. Tivemos uma turma bastante heterogênea, com diferentes contatos com o teatro. Por isso foi bem produtivo. Conseguimos cruzar esses repertórios”, afirma.

A participante Claudia Garcia, por exemplo, é programadora da área de dança e teatro numa unidade do Sesc. Apesar de não trabalhar especificamente com crítica teatral, elabora ensaios e pareceres sobre projetos, escreve textos sobre curadoria de projetos e produz conteúdos para material de mediação. “O curso foi muito interessante. Com ele, tenho mais recursos para escrita e fruição dos espetáculos”, ela observa.

O conteúdo abordado e a metodologia adotada nas aulas também agradaram Claudia. “Acho que o Kil trouxe elementos teóricos muito consistentes e interessantes, a partir dos quais refletimos sobre a crítica de teatro. Além disso, acho que o método de aulas dele favorecia a participação de todos”, finaliza.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023