3ª edição do Prêmio Solano Trindade seleciona 3 peças inéditas de jovens dramaturgos negros

Publicado em: 21/10/2022 |

Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio Solano Trindade, promovido pela SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Através de edital serão selecionadas três dramaturgias inéditas, de autoras e autores negras e negros maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil, que estejam em cursos de formação na área de artes cênicas ou que tenham concluído seus estudos nos últimos três anos. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Cada proponente poderá inscrever um único texto original, inédito, em português, não editado e não encenado profissionalmente. Para o trabalho de seleção das peças será formada uma comissão composta por três integrantes – dois com notória experiência na área teatral, atuantes em estudos e debates sobre negritude. A Associação dos Amigos da Praça (Adaap) indicará o terceiro nome que responderá pela coordenação dos trabalhos. O anúncio dos selecionados será feito no dia 12 de dezembro. Os escolhidos ou escolhidas terão seus trabalhos publicados em edição impressa e digital, até julho de 2023.

Prêmio Solano Trindade

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros no Brasil, o concurso de 2021 selecionou publicações de três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital. As dramaturgas vencedoras na última edição do prêmio foram Amanda Carneiro, com o texto Atropelo; Amanda Pessoa com Limiar ou Primeiro Impulso para que Algo Aconteça, e Mariana Ozório, escritora de Piscinas: um estudo sobre águas.

O Prêmio é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974). Arte-ativista das causas negras, Trindade foi o criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo formado por operários, domésticas e estudantes e que tinha como inspiração algumas das principais manifestações culturais do país. Atuou também na dança, criando em meados dos anos 50 um grupo referencial: o Brasiliana, reconhecido no Brasil e em temporadas no exterior (Fonte: Museu Afro Brasil).

O edital do Prêmio Solano Trindade 2022 pode ser consultado AQUI

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 04 de no0vembro, exclusivamente por este LINK.

Anexar apenas um PDF salvo com o nome completo do inscrito contendo toda documentação solicitada em edital (listada abaixo), e o texto de dramaturgia inédita.

Anexo I: Texto (peça teatral);
Anexo II: Comprovante(s) de matrícula em nome do autor em escola de arte, ou diploma de conclusão de curso de até 03 anos antecedente a data de publicação deste edital;
do autor em escola de arte, ou diploma de conclusão de curso de até 03
anos antecedente a data de publicação deste edital;
Anexo III: Autodeclaração de pertencimento à Etnia Negra (download AQUI) .
Anexo IV: Cópia colorida de documento de identificação com foto (RG, CNH ou RNE)

Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail [email protected]

Anexo I: Texto (peça teatral);
do autor em escola de arte, ou diploma de conclusão de curso de até 03
anos antecedente a data de publicação deste edital;
Anexo III: Autodeclaração de pertencimento à Etnia Negra (download AQUI) .

Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail [email protected]

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024