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3ª dia da semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana acontece nesta quinta, 8 Conheça os participantes!

Publicado em: 08/09/2022 |

Acontece nesta quinta- feira, 08, o 3ª dia da Semana de Pedagogia Teatral Ibero- americana, promovida pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal.

Os eventos são online, transmitido pelo Youtube da SP Escola de Teatro, e acontecem nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, com acesso gratuito e tradução simultânea do espanhol.

Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana continua nesta terça, 6. Conheça os participantes das mesas!

A iniciativa reúne pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.

Confira a seguir quem são os convidades, convidadas e convidados desse  terceiro dia:

8/9, 10h | MESA 5 – Artes Performativas e comunidade com outros atores sociais


Luisa Pinto (Portugal)
Vicente Concilio (Brasil)
Ashley Lucas (Estados Unidos)
Mediação: Jorge Palinhos (Portugal)

Luisa Pinto (Portugal)
É Doutorada em Estudos Artísticos, na especialidade de Artes/Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra. Encenadora, atriz, professora na Escola Superior Artística do Porto e na Universidade de Trás os Montes. Diretora artística da companhia de Teatro Narrativensaio-AC e investigadora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo /ESAP. Dirigiu mais de trinta peças de teatro que foram apresentadas em vários palcos do pais e internacionalmente. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional, todos com apresentações públicas fora dos muros da prisão com elencos constituídos por atores profissionais e reclusos/as. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão e corealizadora da Longa metragem O Filho Pródigo, este último contou com exibições nos seguintes festivais: The independente Cinematography Award – Inglaterra; Vsuvios international Film Festival – Itália; Cluj-Napoca- Roménia; Porto Femme – Portugal, Festival Satyrianas – Brasil.

Vicente Concilio (Brasil)
É professor da licenciatura e da pós-graduação em Teatro na Udesc. Dedica-se desde 2001 a estudar as práticas teatrais abolicionistas e a reunir pessoas que fazem teatro em prisões pelo Brasil e em outros países, por meio do Observatório de Práticas Artísticas no Cárcere e em Espaços de Privação de Liberdade e do projeto Práticas de Infiltrações das Artes Cênicas em Espaços de Vigilância.

Ashley Lucas (Estados Unidos)
É Professora Associada de Teatro e Drama e Diretora do Prison Creative Arts Project da Universidade de Michigan. É autora da peça sobre as famílias de pessoas encarceradas intitulada Doin’ Time: Through the Visiting Glass, do livro intitulado We All Looking at Walls: Ethnographic Theatre in Prison Contexts, também tem colaborações no volume intitulado Razor Wire Women: Prisoners, Activists, Scholars, and Artists e escreve um blog com o mesmo título. Em 2021 lançou no Brasil o livro “Teatro em prisões e a crise global do encarceramento”, pela editora Hucitec. Suas publicações acadêmicas incluem artigos no Journal of American Drama and Theatre, Journal for the Study of Radicalism , Latin American Theatre Review , American Music e Revista de Literatura Contemporânea de México . Juntamente com a socióloga Jodie Lawston, editou uma edição especial do National Women’s Studies Association Journal sobre o tema “Mulheres e Justiça Criminal: Policiamento, Acusação e Encarceramento”.

Jorge Palinhos (Portugal)
É escritor, docente universitário e investigador. Obras suas já foram apresentadas em Portugal, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, República Checa, Suíça e Sérvia. É docente na Escola Superior Artística do Porto, na Escola Superior de Teatro e Cinema-IPL, e investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, onde coordena o grupo de investigação em Artes Performativas.

8/9, 15h | MESA 6 – A crítica teatral como ferramenta pedagógica


Halima Tahan Ferreyra (Argentina)
Miguel Arcanjo Prado (Brasil)
Heloísa Sousa (Brasil)
Mediação: Marcio Aquiles (Brasil)

Halima Tahan Ferreyra (Argentina)
Crítica cultural, escritora e investigadora dirige Artes del Sur y coordina el Área de Innovación del IAE/FFyL/UBA. Se ha desempeñado como docente en las Escuelas de Artes y Letras de la UNC; es miembro del EXCOM de la Asociación Int. de Críticos de Teatro y del Comité Editorial de Critical Stages (AICT/ UNESCO).

Miguel Arcanjo Prado (Brasil)
Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, jornalista bacharel em Comunicação Social pela UFMG, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP. CEO do Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo de Cultura e crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente.

Heloísa Sousa (Brasil)
Artista e pesquisadora. Graduada no curso de Licenciatura em Teatro pela UFRN, mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição e doutoranda em Artes Cênicas pela USP. Desenvolve pesquisas sobre moda, figurino, direção teatral e performance. Trabalhou como encenadora e diretora de arte em grupos como Cruor Arte Contemporânea e Sociedade T em Natal (RN), já tendo sido contemplada com importantes editais locais e nacionais. Escreve periodicamente críticas de teatro, dança e performance para o site Farofa Crítica, sendo uma das fundadoras e editora, já tendo feito coberturas críticas de festivais nacionais e internacionais. Desde 2018, trabalha no projeto Teatro das Cabras onde cria encenações contemporâneas prioritariamente com mulheres.

Marcio Aquiles (Brasil)
É escritor, crítico literário e teatral, autor dos livros Artefato Cognitivo nº 7√log5ie (Prêmio Biblioteca Digital 2021); A Cadeia Quântica dos Nefelibatas em Contraponto ao Labirinto Semântico dos Lotófagos do Sul; A Odisseia da Linguagem no Reino dos Mitos Semióticos; O Eclipse da Melancolia; O Esteticismo Niilista do Número Imaginário; entre outros. É um dos organizadores da obra Teatro de Grupo (Prêmio APCA 2021).




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