2º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023 começa nesta terça, 21. Relembre as mesas da 1º edição

Publicado em: 20/06/2022 |

Começa nesta terça-feira, 21, o 2º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, que será transmitido pelo canal do YouTube da SP Escola de Teatro. Os encontros fazem parte da programação especial que antecedem a Quadrienal, considerado o evento mais importante da cenografia mundial, realizado a cada 4 anos na capital da República Tcheca, desde 1967.

Para a versão de 2023 a equipe curatorial do projeto, indo além de apresentar os trabalhos finalizados dos estudantes na mostra, decidiu criar uma série de seminários, palestras, workshops e oficinas, com o objetivo de proporcionar aos participantes e entusiastas uma compreensão mais completa do evento.

Esse processo começou com o primeiro Seminário, em dezembro de 2021, no qual foram discutidos os temas Tradição e Transgressão na arte e Raro, além de uma mesa sobre o cenógrafo Tomás Santa Rosa, homenageado pela curadoria. No total, foram 4 encontros frutíferos, em que importantes nomes da cenografia, figurino, cenotécnica, direção de arte, técnicas de palco, entre outras áreas correlatas discutiram temáticas fundamentais e necessárias que serão abordadas na PQ2023.

J.C. Serroni faz 70 anos: ‘Precisamos manter a humanidade do teatro’

Em 2022, o 2º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023 acontece em 3 encontros, com as seguintes temáticas: Ensino da Cenografia e áreas Correlatas; Participação das Escolas nas Quadrienais e Raro na Relação com Tradição e Transgressão.

Segundo a comissão organizadora, o tema geral do quadrienal é o conceito do Raro, e , as tensões e confluências que estabelecem a dinâmica intensa de colaboração entre Tradição e Transgressão.

“Para o PQ 2023, queremos compartilhar o RARO: arte nascendo de ideias, materiais, abordagens artísticas e práticas de design que se conectam ao nível humano de dentro de seu ambiente, com seu genius loci e situação única. No atual estado de precariedade, incerteza e mudança de época, contamos com designers da performance, cenógrafos e praticantes da performance a usar sua imaginação e criatividade raras para nos ajudar a imaginar o que o mundo e o teatro poderiam parecer no futuro pós-pandêmico”, comenta o grupo, formado por estudantes  e também artistas formadores da SP Escola de Teatro, como Viviane Ramos, Telumi Hellen, Márcio Tadeu e  J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da instituição.

Para Serroni, um dos mais prestigiados cenógrafos do mundo, a PQ, como é conhecida, é um evento único, sempre marcante em todas as edições em que participou:

“Eu estive pela primeira vez, entre muitas, na quadrienal em 1987 e posso dizer que o contato com esse evento mudou a minha vida como cenógrafo! Foi uma experiência única! Ele é o maior evento dessa natureza no mundo e uma das mais importantes secções dentro do evento é a Mostra dos Estudantes, por isso essa preparação é fundamental”.

J.C. Serroni. Acervo: Adaap

Confira como foram as mesas do 1º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023  e prepare-se para o segundo!

Mesa: O Conceito artístico da PQ 2023- Raro

Mesa: Tradição e Transgressão I

Mesa- Tradição e Transgressão II

Mesa- Homenagem à Tomás Santa Rosa