2ª edição da Mostra Solo Mulheres recebe espetáculos de artistas egressas da SP no Teatro de Contêiner

Publicado em: 20/07/2022 |

Até o dia 7 de agosto, acontece no Teatro de Contêiner Munguzá a 2ª edição da Mostra Solo Mulheres, evento que reúne mais de 30 atividades artísticas, dentre espetáculos, performances, filmes, videoinstalações, shows, aberturas de processo e oficinas. Na ocasião, 27 artistas mulheres apresentarão espetáculos que abordam múltiplas temáticas, dentre elas, estão as artistas egressas da SP Escola de Teatro: Morgana Olívia Manfrin, Natália Nery e Bárbara Salomé, que também é docente da instituição. Essa edição do projeto busca enaltecer e incentivar a diversidade, dando destaque à trabalhos de mulheres trans, negras, indígenas e deficientes.

Nesta temporada, o evento comemora seu segundo ano, em função da data comemorativa um dos anseios da mostra é salientar a pluralidade de corpos, trazendo para o público novas e diferentes narrativas. Assim, o projeto busca dar mais visibilidade para artistas independentes e promover trabalhos culturais produzidos durante a pandemia. Tati Caltabiano, atriz que é curadora do evento, explica melhor as intenções dessa nova edição, pontuando a importância de estimular e abrir espaço para discutir trabalhos solos protagonizados por mulheres:

“Pretendemos que a mostra preencha um pouco essa lacuna, já que o evento deve se tornar anual a partir de agora. A ideia é abrangermos, a cada ano, mais linguagens e temáticas trazidas pelas mulheres. Esse ano temos trabalhos que abordam racismo estrutural, maternidade, abuso, violência, suicídio e pautas LGBTQIAP+”.

Não Aprendi a Dizer Adeus, de Bárbara Salomé. Foto: Caio Oviedo

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

Nesse contexto, Barbará Salomé, artista egressa do curso técnico de humor da SP, provocou o público a refletir sobre o luto com o espetáculo Não Aprendi a Dizer Adeus. Na montagem, Bárbara traz para os palcos um pouco de sua pesquisa, na qual investiga a linguagem do palhaço nas relações interpessoais do cotidiano. Nessa conjuntura, a palhaça Leila simplesmente Leila conversa com a plateia sobre temas profundos e importantes, que muitas vezes são tabus na nossa sociedade, como a morte e o luto.

fRuTaS de Morgana Manfrin e Coletiva Profanas. Foto: Gustavo Ribeiro.

Além disso, a artista egressa Morgana Olívia Manfrin, em conjunto com o Coletiva Profanas, também foi destaque com as performances: fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO: Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos e Ritu.1/Penetra! A primeira obra performática, fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO, narra um corpo em transição de gênero não binário mostrando como esses depoimentos viram obras de arte. Nesse contexto, a protagonista Tangerine articula diferentes linguagens artísticas para realizar seu talkshow solitário.

Já o espetáculo Ritu.1/Penetra! toma como ponto de partida a tragédia grega de Sófocles para explorar o ‘tempo’ em seu processo de transição hormonal, isso é feito por meio de uma performance de longa duração e extremamente visceral. Na história, o espectador conhece a trajetória da travesti Antígona, uma mulher despossuída de família, mas que luta para poder seguir a tradição.

TBT: Relembre o Projeto Sem Palavras, ação internacional realizada em parceria com a SP Escola de Teatro em 2014

Corpo de Impacto, Natália Nery. Foto: Filipe Celestino.

A Mostra Solo Mulheres acontece até o dia 7 de agosto e conta ainda com a apresentação da artista egressa Natália Nery, no dia 26 de julho, terça-feira, às 20h30. Na performance, Natália articula seu corpo para levar o público a refletir sobre tempo e espaço, confira a sinopse do espetáculo:

“Coração dispara. Coração parece tambor-batedeira- sem marca pulso -1,2,3- Bum. Dilata neurônio. Dilata coração. Pensamento em câmera lenta enquanto coração acelera sem rumo batimento. Corta 1. Corta 2. Corta 3. Silêncio. Na disponibilidade tentando aprender o novo afeto- afetar (ser) e Relacionar [Como é difícil relacionar, ai se você soubesse!] … Acordei sentindo que preciso abrir espaços e deixar as folhas caírem, talvez, para que outras nasçam, para que outras inúmeras possibilidades de afeto possam existir no entre essas vias. Veias. Compreendi que é preciso se despedir para ganhar espaço. Faz um tempo que deixei meu coração se abrir novamente. Tempo.”

A programação completa pode ser conferida e os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento: https://linktr.ee/mostrasolomulheres

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024