EN | ES

100 Nelson

Publicado em: 11/06/2012 |

O quinto de 14 irmãos saiu ainda criança do Recife rumo ao Rio de Janeiro, acompanhado da família, em 1916. Iniciou sua carreira como jornalista bem cedo, aos 16 anos, no jornal A Manhã, que pertencia ao pai, o deputado e jornalista Mário Rodrigues. Também era apaixonado por futebol, assunto sobre o qual assinava crônicas no mesmo periódico. Aos 29 anos, escreveu “A Mulher sem Pecado”, mas foi no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que outra peça sua, “Vestido de Noiva”, abriu as portas para o moderno teatro brasileiro, em 1943.

 

E é em comemoração ao centenário do nascimento do jornalista, escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues (1912-1980), que o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) preparou um ciclo de leituras dramáticas, espetáculos e exposições sobre as obras do autor, nos 19 teatros do Sesi-SP, espalhados pela capital, Grande São Paulo e interior do Estado.

 

 

O projeto “Nelson Rodrigues 100 anos” tem curadoria do jornalista e escritor Ruy Castro, autor da mais famosa biografia do dramaturgo, “O Anjo Pornográfico”, e direção artística do especialista nas obras de Nelson Rodrigues, o ator e diretor Marco Antônio Braz. Recebe, ainda, a participação de grandes nomes da cena teatral, como Fernanda Montenegro, Maria Luísa Mendonça, Cleyde Yáconis e Marco Ricca. 

 

Para a empreitada, que segue até novembro, o Sesi-SP organizou 13 mesas-redondas, com objetivo de discutir temas centrais da carreira de Nelson Rodrigues, como a censura, o futebol, o cinema e muitos outros. O projeto também apresenta a montagem das peças do repertório do dramaturgo e oficinas de teledramaturgia, crônica esportiva, contos e crônicas.

 

Leia mais sobre Nelson Rodrigues na coluna de Marici Salomão, aqui

 

Serviço

“Nelson Rodrigues 100 anos”

Quando: Até 28 de novembro

Programação: www.sesisp.org.br/Cultura/nelson-rodrigues-100-anos.html

 

 

Texto: Leandro Nunes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS