Curso gratuito e presencial | Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco

Publicado em: 24/01/2024 |

Cabeçalho do curso Diálogos, Psicanálise, Teatro - Língua no Divã, Língua no Palco com Sergio Zlotnic

Cabeçalho do curso Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco com Sergio Zlotnic

Ampliar o léxico: pesquisar é também produzir linguagem, “inventar” palavras e conceitos para expressar fenômenos de borda, ausentes dos mapas ordinários e do repertório oficial da língua. Nomear marcas físicas e sensoriais – ainda não verbais e ainda alheias aos códigos do discurso – equivale a inaugurar novas gramáticas. Esse processo leva o artista (encenador, dramaturgo, artesão das artes cênicas) a responsabilizar-se por suas porções desconhecidas, propiciando que ele se sustente em sua nudez radical quando em cena, em seu exercício.
Pretende-se que o aprendiz tome posse de sua maneira peculiar de, através da linguagem, habitar o mundo.
Vale notar que essa viagem que o curso propõe – à semelhança dos processos analíticos – equivale ao atravessamento de um território de desamparo: os dispositivos simbólicos disponíveis são sempre insuficientes para traduzir o mundo. Ao percorrer os labirintos da operação criativa, o estudante é levado a desenvolver maior capacidade de escuta para o material que o seu trabalho poético desperta em si mesmo – e assim adquirir mais estofo em sua tarefa desafiadora no teatro.
Que a psicanálise aprenda com o teatro – mais do que vice-versa.

Quando: 24 de fevereiro a 04 de maio de 2024
Sábados das 14h às 18h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Aproximar o cenário teatral do cenário da clínica psicanalítica. Esboçar os processos sublimatórios de criação nas artes cênicas. Destacar a experiência onírica como equivalente ao gesto do artista em cena. Examinar em que medida as marcas da história do sujeito estão presentes em seus produtos.
Na pesquisa, a criatividade é compreendida como produção de novas linguagens que promovem aberturas poéticas naquele que interroga e se implica na investigação. Pretende-se esboçar, ao final do curso, uma espécie de mapa provisório dos processos criativos no campo das artes.

Orientação: Sergio Zlotnic

Sergio Zlotnic é pós-doutor em psicanálise (2009) e em artes cênicas (2022) pela Universidade de São Paulo. Seus temas de interesse se referem à questão do trauma e da representação nos diálogos entre a psicanálise e o campo das artes. É colaborador da SP Escola de Teatro desde 2010. Desenvolve investigações na área do teatro, encampando o “erro” e o “equívoco” como ingredientes primordiais dos processos criativos. Em 2013, lança do livro de ficção “baleiazzzul”, pela Editora Hedra, alegoria da viagem analítica.

Público: O curso destina-se a atores, dramaturgos e diretores de teatro, e outros artesãos das artes cênicas, e ainda interessados no campo das artes em geral, bem como psicólogos e psicanalistas que desejam pensar a cultura.  Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  24 de janeiro a 18 de fevereiro de 2024
Aprovados: 21 de fevereiro de 2024
Matrícula online: 22 e 23 de fevereiro de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 24 de fevereiro a 04 de maio de 2024