A convite da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), a SP Escola de Teatro está participando de uma série de eventos pedagógicos que acontecerão nos próximos dias, bem como um intercâmbio de investigação sobre o ensino da arte e suas imbricações com o ensino superior.
A ESAP, escola associada da UNESCO, é uma das parceiras da SP Escola de Teatro, e juntas realizaram nos últimos anos intercâmbios entre estudantes, residências artísticas que culminaram em espetáculos encenados no Brasil e em Portugal, colóquios internacionais, pesquisas e publicações.
Além das palestras e mesas que compõem esses eventos pedagógicos, acontece também na próxima quarta-feira, 17, presencialmente e online, o lançamento do livro Arte e inclusão? Quem inclui quem?, com textos de Elen Londero, Elizabeth Silva Lopes, Ivam Cabral, Joaquim Gama, Lucília Guerra, Sanna Ryynänen e Vicente Concílio, e editado por Luísa Pinto, Jorge Palinhos e Ivam Cabral.
“Arte inclusiva? – Quem inclui quem?” é uma publicação fundamental no panorama contemporâneo da pedagogia teatral, além de intensificar a troca de saberes entre educadores portugueses e brasileiros. O livro expõe um conceito chave, a acessibilidade, que é muito mais expansiva e efetiva para a democracia e a cidadania do que a inclusão. Reafirmamos, por fim, a importância dessa parceria entre SP Escola de Teatro e a Escola Superior Artística do Porto, por meio do qual já realizamos importantes intercâmbios discentes e docentes, residências artísticas e seminários internacionais”, afirma Ivam Cabral.
“O livro traz reflexões sobre algo inerente à arte, ou pelo menos deveria ser, que é a capacidade de incluir as pessoas. A arte e por conseguinte o Teatro, é o espaço da diversidade, do encontro, do coletivo. É sobre essas questões que o livro aborda”, acrescenta Joaquim Gama.
O lançamento da obra acontecerá presencialmente e online, no dia 17/11, às 17h em Portugal e 14h no Brasil.
Em 2019, Ivam Cabral e Joaquim Gama, junto com a professora da USP Elisabeth Silva Lopes e outros colaboradores da SP, participaram do Seminário luso-brasileiro “Arte e inclusão? Quem inclui quem? para discutir a descolonização do currículo no processo de aprendizagem teatral, com base na Experiência da SP Escola de Teatro, encontro este, que originou à publicação do livro que será lançado.