SP Escola de Teatro oferece curso com Johana Albuquerque inspirado na peça ‘Liberdade, liberdade’

Publicado em: 25/08/2014 |

Mais um curso gratuito de Extensão Cultural abre inscrições no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco: “Liberdade, liberdade”, orientado pela diretora, produtora, professora e pesquisadora teatral Johana Albuquerque.

Trata-se de um curso voltado para o aprimoramento da capacidade de criação, elaboração e improvisação de cenas, do exercício do “processo colaborativo” (o trabalho coletivo entre atores, direção e dramaturgia para a criação) e da elaboração deste material na construção de roteiros, narrativas e diálogos, resultando num exercício cênico autoral, numa versão livremente inspirada em “Liberdade, liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, espetáculo ícone do teatro de resistência, que completa 50 anos em março de 2015.

Johana em aula do curso “Processos Criativos de Encenadores Brasileiros”, promovido pela Escola em 2013 (Foto: André Stefano)

Os exercícios se darão em torno do tema da liberdade, dentro do contexto contemporâneo. As bases para a construção de cenas virão da investigação em fontes documentais (biografias, fotos, filmes, sites, redes sociais, depoimentos, matérias jornalísticas e televisivas) sobre fatos, acontecimentos, reflexões e inquietações em torno do assunto.

As aulas acontecerão de 22 de setembro a 19 de novembro, às segundas e quartas, das 19h às 22h, na nova sede da SP Escola de Teatro, na Rua Marques de Itú, 273/285. As inscrições devem ser feitas online, até o dia 15 de setembro. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, interessados em teatro, amadores e/ou profissionais, atores; diretores; dramaturgos; alunos de interpretação e direção teatral/dramaturgia.

Johana Albuquerque é diretora, produtora, professora e pesquisadora teatral. Formada como atriz pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL-RJ), tem bacharelado em direção teatral pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre pela UNI-RIO e doutora também pela ECA-USP.

Desenvolve um trabalho de encenação voltado para jovens autores contemporâneos brasileiros. Tem como linha de pesquisa a criação de espetáculos em processo colaborativo, baseada em fontes documentais; linguagem cômica, crítica e mordaz, voltada aos problemas endêmicos do Brasil contemporâneo.

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Uncategorised | 09/ 11/ 2023