EN | ES

Cena Gastrô

Publicado em: 04/06/2013 |


“O Beijo no Asfalto Gratinado”, um gratinado de macaxeira com camarão, criado pelo chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor (Fotos: Divulgação)

Pegue um pedaço de queijo e junte a um de goiabada. Pronto! Está criada uma das sobremesas mais famosas do cardápio brasileiro, cujo nome homenageia duas das mais clássicas personagens do teatro universal: Romeu e Julieta.

Talvez inspirada por esse tradicional doce, pelo terceiro ano, o Festival Palco Giratório, no Recife, trouxe à cena, durante o mês de maio, artistas da gastronomia. Inspirados em espetáculos da programação do evento, os chefs convidados dessa edição do Cena Gastrô criaram diferentes menus e drinques exclusivos, utilizando, como tempero especial, histórias, imagens e até sonoridades. Uma festa para os sentidos, que teve tudo a ver com o espírito dionisíaco do teatro e pôde ser degustada nos restaurantes parceiros do projeto.

Dentre as criações, destacaram-se pratos como “O Beijo no Asfalto Gratinado”, um gratinado de macaxeira com camarão criado pelo chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, em homenagem a uma das peças mais encenadas de Nelson Rodrigues; o drinque “Insone”, servido no Restaurante-Escola do Senac e feito à base de rum, leite de coco, abacaxi e leite condensado, decorado com alecrim, cereja e abacaxi, fez reverência ao espetáculo homônimo, apresentado pelo Grupo Z de Teatro, do Espírito Santo.

Havia também a sobremesa “No Palco, Colchão de Noiva se Apresenta a Pingos e Pigmentos”, concebida pelo chef Rivandro França, sob inspiração do espetáculo “Pingos & Pigmentos”, do Coletivo Construções Compartilhadas, da Bahia. O doce mais se parecia com uma obra de arte. Trazia, em uma pedra de ardósia, um bolo de rolo frito, que fazia as vezes de um palco, com cortinas de chocolate meio-amargo, pingos de sorvete, cocada de gengibre, chocolate, creme de leite, queijo e mel de engenho. Huuummmm!!!

 

 

Texto: Esther Chaya Levenstein

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS