Papel de Palhaço

Publicado em: 08/05/2013 |

Na noite de 6 de novembro de 2012, a Praça Roosevelt foi invadida por uma trupe de palhaços. Eram os alunos do curso de Extensão Cultural “Núcleo de Estudos em Máscaras”, ministrado por Cida Almeida e Sofia Papo e promovido pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A bagunça (ou festa), chamada “Clowns Fabulando”, aconteceu no dia seguinte ao encerramento do curso, como forma de celebrar o aprendizado adquirido.

Assim, antes de ganhar a Praça, os alunos, devidamente paramentados e incorporados em suas personalidades-palhaço, encenaram, no 8º andar da Escola, as esquetes de humor “Família Aristocrata” (com os clowns Frida, Tatavo, Janjans); “O Cego Derrepentista” (com La Fura, Sininho); “As Clownsetes” (com Mussarella, Frida, Malagueta, Priscila Salsicha, Dan Dan); “Relow” (Bebê); “A Mãe-Bufa” (com Ciso, Priscila Salsicha, Chantilly Flambado); Meau (com Dan Dan, Felícia, Malagueta); “Sou Artista?” (com Romeu); “AmoreBunda” (Pimpa, Fafá, Glacê Biscuit, Mona); “Buli” (Janjans, La Fura e Sininho); “A Conversão das Bruxas” (Léa de Leoa, Mussarela, Glacê Biscuit, Mercedes Sonsa), e “O Miliante Humilhante” (Dedete Vedete, Micuim, Os-Mar, Calabresa).

Na sequência, livres para correr pelo espaço aberto, os palhaços convidaram o público presente a acompanhá-los na celebração. Ali, diante de um coro grego, formado pelos colegas, os palhaços Romeu, Dedete Vedete, Dan Dan, Micuim, Dá Dá, Pimpa e Malagueta deram vida à encenação “Romeu e Julieta – Uma Tragédia Grega Shakespeariana”. De Verona, a história clássica de William Shakespeare passou para a Zona Leste paulistana e agradou o público.

A seção Click! Desta semana revive o momento. Na imagem selecionada, pernas e pés vestidos com meiões vermelhos e calçados com lustrosos sapatos de palhaço aparecem em primeiro plano. Ao fundo, a palhaçada acontece com duas personagens, supostamente mortas, enquanto outras olham, curiosas.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023