EN | ES

Fim de Partida

Publicado em: 24/11/2011 |

O texto “Fim de Partida”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, foi tomado como base por um dos grupos do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que apresenta, hoje (24), o resultado do projeto desenvolvido neste Experimento.

 

(Arte: Rodrigo Menghello)

 

No exercício cênico, quatro personagens dividem um pequeno abrigo, refugiados de um mundo exterior devastado, com o “fim de partida” cada vez mais próximo. Até aí, tudo parece seguir como no próprio texto de Beckett. No entanto, o grupo decidiu enveredar por outros caminhos, como explica o aprendiz de Direção Rafael Fabocci Martinelli.

 

“A ideia, desde o início, era alcançar a compreensão do texto. Queríamos manter o mais fiel possível em relação ao original, mas, no meio do caminho, propusemos uma alteração na linguagem, entre outras poucas modificações. Com isso, realçamos as possibilidades de humor, colocamos mais jogos, enfim, ‘brincamos’ mais com o texto”, explica, ressaltando que, mesmo assim, a essência da peça permaneceu intocada.

 

Em vez de trabalhar com o teatro do absurdo – movimento do qual Beckett é considerado um dos principais autores –, o núcleo agrupou, segundo Martinelli, alguns elementos do metateatro, pesquisados na obra “Metateatro: Uma Nova Visão da Forma Dramática”, do escritor e teórico Lionel Abel. Outra referência foi o diretor Rubens Rusche, na investigação para “encontrar” o humor nas obras de Beckett.

 

Martinelli ressalta, porém, que o humor que permeia a cena “é mais denso. As personagens buscam felicidade em um ambiente caótico, algo como ‘enquanto pudermos rir, conseguiremos seguir em frente’”, finaliza Martinelli.

 

Para saber onde e quando o “Fim de Partida” será apresentado, clique aqui.

 

 

Ficha técnica

Atuação e Humor: Breno da Mata Rodrigues, Bruno Sperança Forcinito, Juliana Spadot e Pedro Petra Monticelli 

Cenografia e Figurino: Ana Paula De Oliveira

Direção: Rafael Fabocci Martinelli 

Iluminação: Celso Carramenha Linck

Sonoplastia: Rodrigo Figueiredo Papa

Técnica de Palco: Francisco Zacarias de Araújo

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS