Faz apenas uma semana que os processos de trabalho do Experimento do Módulo Amarelo foram abertos ao público na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, mas, se você já quiser rever esses momentos ou conferir o que perdeu, nossa Galeria Multimídia já conta com as fotos das apresentações de todos os oito grupos que se apresentaram.
O Grupo 1 foi o último a se apresentar. Os aprendizes colocaram em cena todo o clima de tristeza e devastação causado pela Guerra do Paraguai (1864). A iluminação, a sonoplastia, a cenografia e os figurinos estavam a serviço da proposta central: a realidade vivida pelo povo.
Aprendizes do Grupo 1 em cena no Experimento do Módulo Amarelo (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)
A dramaturgia da abertura do processo de trabalho destes aprendizes retratou, também, a miscigenação e os problemas da sociedade atual brasileira: o mendigo abandonado na rua, os abusos sexuais no metrô, a homofobia, o racismo e a xenofobia.
Para conferir a ficha técnica e as fotos do Grupo 1, clique aqui.
A apresentação do Grupo 2, por sua vez, tratou de ritos antropofágicos. Em um imenso painel, imagens de diversas partes de um corpo eram refletidas, trazendo a ideia do canibalismo. A partir disso, discutiu-se sobre as relações histórico-sociais do País, baseando-se no conceito de devorador e devorado.
A cena também foi marcada pelas batidas de um tambor e pela diversidade de iluminação (velas, estrobos e lanternas) que guiavam o público em uma história forte e intensa.
Clique aqui para ver as foto do Experimento e conhecer a ficha técnica do Grupo 2.