Espetáculo “No Pirex”, com Grupo de Teatro Armatrux. (Foto:Bruno Magalhães)
O grupo Armatrux, um dos coletivos mais reconhecidos da cena mineira, vai realizar a oficina “O Ator, o Objeto e a Cena”, entre os dias 5 e 6 de novembro, gratuitamente, por meio do projeto Vivo EnCena. A oficina oferece 20 vagas e acontecerá no Espaço Cultural Vivo.
Abordar, por meio de jogos teatrais, improvisação, percepção e exercícios físicos, elementos de criação artística utilizados pelo Grupo Armatrux, que busca a relação entre o ator e o objeto na criação cênica, são um dos objetivos da oficina.
Outro foco do workshop é estabelecer uma reflexão sobre os processos criativos relacionados aos vinte anos de trabalho deste coletivo que investiga diferentes linguagens teatrais como teatro de rua, circo-teatro, teatro de bonecos, teatro físico e palhaçaria.
Fundado em 1991 a partir de um trabalho conjunto iniciado na antiga Escola Tangran, o Grupo Armatrux estreou nesse mesmo ano com “Acorda Aderbal”. Já em seu primeiro trabalho, o coletivo percorreu praças e ruas de Belo Horizonte e do país revelando a mistura de linguagens característica da companhia.
Então, surgiu a ideia de montar uma banda de bonecos e, junto com ela, veio o convite de uma banda de amigos para que o coletivo participasse da gravação de seu primeiro videoclipe. Parceria acertada que renderam dois frutos: o repertório do espetáculo “Os Românticos”, composto por Samuel Rosa, e a versão suingada de “Let Me Try Again”, que ajudou a colocar o Skank nas paradas de sucesso.
A notícia dessa trupe diferente e moderna chegou ao Rio de Janeiro em 1993, em uma temporada de dois meses que levou os dois primeiros espetáculos do grupo para o Circo Voador. O Armatrux, nessa mesma época, também abriu o show acústico de Gilberto Gil.
Teatro, música, bonecos, palhaços, circo, rua, palco, galpões, palafitas ou hospitais, não importa o local ou a linguagem, pois a investigação artística e o espírito de compartilhamento e democratização de seu trabalho sempre fizeram parte do Armatrux. E é esta postura que leva o Grupo a buscar novas e variadas parcerias com outros artistas e grupos.
Serviço
Workshop “O Ator, o Objeto e a Cena”, com o Grupo Armatrux
Quando: dias 5 e 6 de novembro, das 14h30 às 19h30
Onde: Espaço Cultural Vivo – Espaço Pontes Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 – Morumbi
Idade mínima: 16 anos.
Informações: (11) 7420-1278 e (11) 7420-1560
Entrada Franca