O Seminário

Publicado em: 15/10/2018

O Teatro da Vertigem e a SP Escola de Teatro realizam, em novembro, a segunda edição do Seminário de Iluminação Cênica. Nos dias 8, 9, 10, 26 e 27, profissionais do Brasil e de outros países da América Latina se reúnem, em São Paulo, para trocar olhares e experiências sobre a área, cujo reconhecimento como linguagem artística no meio acadêmico tem crescido consideravelmente nas últimas décadas.

Desta vez sob o tema “Ensino, Formação e Pedagogia”, o seminário propõe uma discussão sobre a formação profissional de técnicos e lighting designers, trazendo questionamentos sobre que papeis ocupam a teoria e a prática e quais são, de fato, o tempo e os conhecimentos necessários para uma formação ideal na área.

“Muitos dos materiais a que temos acesso são frutos do pensamento de teóricos e diretores, contribuições valiosas, mas marcadas por seus pontos de vista específicos. O Seminário se faz fundamental para dar voz aqueles profissionais que pensam e produzem iluminação cênica a partir de sua prática,” comenta Guilherme Bonfanti. Idealizador do evento, ele é um dos fundadores do Teatro da Vertigem, além de ter criado e de coordenar o curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, um dos maiores centros de formação das artes do palco na América Latina.

A edição deste ano traz mesas com a participação de nomes como Cibele Forjaz, Cesar Pivetti e Ligia Chaim. Além disso, o iluminador argentino Gonzálo Córdova,  o lighting designer responsável pelo Laboratório de Iluminação da Unicamp Valmir Perez e a arquiteta e iluminadora argentina Eli Sirlin discutem seus processos de trabalho em três aulas, cujas vagas são limitadas – as inscrições podem ser feitas até 2 de novembro no site da SP Escola de Teatro.