EN | ES

PERGUNTAS FREQUENTES



A SP Escola de Teatro oferece curso técnico com linhas de estudo em Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Todos os cursos são gratuitos e têm duração de dois anos. Em 2022 as aulas voltaram a ser presenciais seguindo todos os protocolos de segurança, com algumas atividades remotas. São divididos em quatro módulos (verde, amarelo, azul e vermelho) e as aulas acontecem nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo. O Processo Seletivo é semestral e consiste em prova de redação, entrevista e provas de aptidão específicas para cada área. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo.

O processo seletivo para as novas turmas acontece sempre entre setembro e outubro (para turmas do primeiro semestre) e março e abril (para turmas do segundo semestre).

Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo. Anualmente, nosso site indica o cronograma do Processo Seletivo. Excetuando-se o curso de Direção, para o qual é necessário comprovar experiência teatral, não há outros requisitos para os demais.

O curso é técnico e está vinculado à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Sua carga horária e as proposições pedagógicas e artísticas seguem as configurações de cursos técnicos.

Ao concluir as 1.920 horas previstas para o curso escolhido, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso, juntamente com o histórico escolar, contendo todas as ações artísticas e pedagógicas praticadas durante seu período de estudo. Os aprendizes de Técnicas de Palco, além das 1.920 horas, deverão também cumprir e comprovar horas de estágio supervisionado.

Sim. Ao concluir o curso, os estudantes recebem o histórico e certificado com o GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar), e assim podem ir diretamente ao Ministério do Trabalho para retirar DRT.

Com exceção do curso de Direção, que exige experiência teatral, todos os outros estão disponíveis aos interessados no estudo do teatro, sem a necessidade de uma formação e/ou experiência anterior.

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Oportunidades, que se propõe a ultrapassar a simples ideia de auxílio financeiro para estudantes e egressos.

A Bolsa-Oportunidade é uma bolsa-auxílio. Com ela, os estudantes podem suprir parte de suas necessidades, como transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Para tanto, os estudantes contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que podem ser realizadas através de proposições pedagógicas de aprofundamento prático e teórico ou por meio de ações que busquem elementos de transformação social.

A Bolsa-Oportunidade é concedida somente a aprendizes regularmente matriculados em um dos cursos regulares da SP Escola de Teatro, selecionados pela Comissão de Avaliação da Bolsa-Oportunidade, constituída pela coordenadora geral do Programa Kairós, por uma socióloga, pelo coordenador pedagógico e pelos coordenadores dos cursos regulares.

Somente poderão participar do processo de seleção para a Bolsa-Oportunidade os candidatos que preencherem cumulativamente as seguintes condições:
– Estar regularmente matriculado em um dos cursos regulares da SP Escola de Teatro;
– Participar de grupo familiar cuja renda per capita não ultrapasse o valor (bruto) máximo de R$ 1.356 (um mil e trezentos e cinquenta e seis reais) mensais;
– Apresentar informações e documentos elencados em Edital dentro dos prazos previstos;
– No caso de candidato que cursou algum módulo anterior à candidatura na condição de bolsista, não ter sido excluído da Bolsa-Oportunidade por abandono de curso ou por constatação de inidoneidade da documentação apresentada.

Havendo necessidade de averiguação ou complementação à análise da condição socioeconômica do candidato, poderão ser realizadas, a qualquer tempo, entrevistas, visitas domiciliares e solicitação de documentação complementar.

Além de conceder a Bolsa-Oportunidade, o Programa Oportunidades promove outras ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola e a captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Eventualmente, são oferecidos cursos de extensão voltados a menores de 18 anos.

Sim, além dos cursos regulares, são disponibilizados vários Cursos de Extensão Cultural ao longo do ano, muitos deles voltados a iniciantes. Acompanhe em nosso portal o cronograma de inscrições.

A Escola oferece vários Cursos de Extensão Cultural à noite. Acompanhe o cronograma de inscrições pelo nosso portal.

Os Cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro se propõem tanto a aprofundar reflexões sobre questões do processo teatral contemporâneo, quanto a colocar ao alcance de seus estudantes uma formação técnica e prática atualizada, abordando temas e assuntos que abarcam desde a história do teatro até técnicas específicas em componentes menos abordados pelo ensino convencional.

As vagas são destinadas ao público em geral, pessoas que tenham interesse no assunto em pauta. Os requisitos necessários de cada curso são informados nos programas de divulgação para a inscrição.

As inscrições são feitas online, pelo site da Escola, e o interessado deve preencher uma ficha informando seus dados pessoais e anexando currículo e carta de interesse. A seleção dos participantes é feita pelo orientador do curso mediante as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os orientadores dos Cursos de Extensão Cultural são estudiosos, pesquisadores e artistas, nacionais e internacionais, ligados às artes cênicas, que abordam diversos assuntos, entre eles: produção, gestão cultural, filosofia, estética, elaboração de projetos, interpretação de textos e muitos outros.

Os cursos de extensão cultural têm duração de 64 horas, divididas entre horas teóricas, práticas e de atendimento, sendo emitido um certificado de conclusão ao final do curso.

Não.

Além dos cursos, a extensão cultural promove diversas mesas de discussão, abertas ao público, com temas variados e convidados ligados às artes cênicas, filosofia e cultura em geral.

O site da Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça divulga todas as vagas abertas na Escola.