Zé Henrique de Paula: ‘O Teatro e sua Relação com o Entorno’

Publicado em: 20/05/2013 |

O cenógrafo, diretor e ator Zé Henrique de Paula participa do Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nesta quinta-feira (23), das 16h às 17h. Durante a conversa virtual, o artista fala sobre o tema “O Teatro e sua Relação com o Entorno”.

Sobre o Convidado

Formado em Arquitetura e pós-graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP, Zé Henrique de Paula coleciona uma série de indicações e prêmios por vários de seus trabalhos. Algumas das indicações foram: em 2009, ao Prêmio Shell por “Side Man” e “As Troianas – Vozes da Guerra”. No ano seguinte, na categoria melhor musical nacional, recebeu a indicação para o Prêmio Contigo! de Teatro, pela peça “Senhora dos Afogados”. Também com “As Troianas – Vozes da Guerra” e com “O Endireita”, concorreu a melhor diretor no Prêmio Quem 2009.

Já os prêmios como cenógrafo vieram em 1998, por “A Comédia dos Erros”, no Festival Nacional de Teatro (Florianópolis); em 2002, no Festivale (São José dos Campos), pela peça “É 20! As Folias do Século”, e, no mesmo ano, no Circuito Carioca de Esquetes (Rio de Janeiro), por “A Família Neves”.

Ainda faz parte de seu acervo os prêmios de melhor espetáculo e melhor diretor com o espetáculo “Revelação”, no Festival Nacional de Curta Teatro de Sorocaba (2001), melhor espetáculo e melhor figurino com “O Panaca”, de Georges Feydeau, no II Festival Municipal de Teatro Amador de Sorocaba (1993).

Também dirigiu “Cândida”, de George Bernard Shaw; “Senhora dos Afogados”, versão musical da tragédia de Nelson Rodrigues; “Mojo”, de Jez Butterworth; “Judas em Sábado de Aleluia”, de Martins Pena, além de “Noite de Reis”, de William Shakespeare; “Naked Boys Singing!”, de Bob Schrock, e “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind.

Com pós-graduação na área, em 2006 e 2007, Zé Henrique ainda foi professor convidado pela Unicamp para ministrar aulas de Caracterização Cênica e, atualmente, leciona Interpretação Teatral na Escola de Atores Wolf Maya.

Bate-Papo Online com Zé Henrique de Paula

Tema: “O Teatro e sua Relação com o Entorno”

Quando: Quinta-feira (23), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat