Yara de Novaes e as Adaptações para o Teatro

Publicado em: 07/11/2012 |

O que “Noites Brancas”, conto do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e “As Meninas”, romance da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, têm em comum? Ambas são obras literárias que ganharam os palcos sob a direção de Yara de Novaes

Para promover uma discussão sobre essa adaptação de textos literários para o teatro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco convidou Yara para participar do Bate-Papo Online, que será realizado nesta quinta-feira (8), às 16h, aqui no portal.

A artista mineira começou sua trajetória como atriz, atuando em espetáculos como “O Continente Negro” (2006), de Marco Antonio de La Parra, com direção de Aderbal Freire Filho. Depois de uma reconhecida trajetória atuando, ingressou na direção, em 1989, com a montagem de “Casablanca, Meu Amor”, de Fernando Arrabal.

Desde então, dirigiu “Senhora dos Afogados” (1997) de Nelson Rodrigues; “Ricardo III” (1999-2000) de William Shakespeare; “A História do Zoológico” (2001) de Edward Albee; “Um Céu de Estrelas” (2006) de Fernando Bonassi; “A Mulher que Ri” (2008), de Paulo Santoro; “Tio Vânia” (2011), de Anton Tchekhov, e “Maria Miss” (2012), de Guimarães Rosa, entre vários outros espetáculos.

Por trabalhos como esses, ganhou uma série de prêmios, entre eles o Fundacen (1989), como diretora revelação; o Sesc-Sated (1999 e 2010), no quesito melhor diretora, e o Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas (2003), na mesma categoria.

Yara ainda teve tempo para se envolver com cinema, trabalhando na direção de atores em alguns filmes, e com a pedagogia, como professora universitária, lecionando disciplinas na área de interpretação teatral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora da cadeira de teatro, no curso de Direito, da Faap.

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema e a trajetória da convidada? É muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat, no dia e horário marcados. Participe!

Bate-Papo Online: Yara de Novaes

Tema: “O Texto Literário e a Cena Teatral”

Quando: Quinta-feira (8), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat