Workshop com Teatre Del Temple

Publicado em: 03/03/2011 |

Refletir sobre a importância do uso da máscara no teatro como provocadora de emoções é o objetivo do curso de Difusão Cultural “Yo Mono Libre”, que será ministrado por Ricardo Joven, ator que integra o grupo espanhol Teatre del Temple, em 21/03. Esse projeto dá continuidade à parceria da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco com o Centro Cultural da Espanha (CCE_SP).

O curso busca uma aproximação com o processo de criação do espetáculo homônimo, versão de Ricardo Joven para o texto “Comunicação a uma Academia”, de Franz Kafka, baseado nas técnicas de interpretação, como elaboração de maquiagem e caracterização, desenvolvimento de composição corporal, utilização da gestualidade zoomorfa e uso das cacofonias. O curso também propõe a análise do processo emocional e sua adequação ao uso da máscara a serviço da narrativa cênica.

A companhia Teatro del Temple, de Zaragoza, surgiu em 1994, sob a direção de Carlos Martín e Alfonso Plou. O grupo realizou diversas turnês no exterior, especialmente na América Latina e, a convite do CCE_SP, também trouxe ao Brasil o espetáculo “Yo Mono Libre” para participar da IV Edição do Festival Ibero-Americano de Teatro, que será realizado entre os dias 14 e 20/03.

“Yo Mono Libre” propõe uma aproximação a um processo de aparente mudança da personagem, oferecendo-lhe ferramentas para aliviar as feridas e acalmar temporariamente um angustioso estado de alarme provocado por seu instinto de sobrevivência.

“Comunicação a uma Academia”, texto que inspirou a criação do espetáculo, oferece ao público um incisivo olhar sobre a condição humana por meio da uma visão sarcástica da personagem Pedro, o Vermelho, símio que adquiriu a capacidade da linguagem se impondo a uma dura disciplina ao longo de cinco anos.

Com vagas para 30 participantes, o curso “Yo Mono Libre” será realizado em 21/03, das 9h às 12h, na sede provisória da SP Escola de Teatro. As inscrições devem ser feitas entre hoje (02/02) e sexta-feira (11/02), aqui.

Os interessados na oficina devem conferir o espetáculo “Yo Mono Libre”, no IV Festival Ibero-Americano de Teatro, domingo (20/03), às 21h, no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 14h. A entrada é gratuita.