Você Tem uma Lacuna?

Publicado em: 10/10/2012 |

O auditório da Folha de S.Paulo cede seu palco, na noite de hoje (10), para a leitura dramática de “Lacuna”, texto teatral inédito de autoria de Edu Brisa, aprendiz de Direção do Módulo Amarelo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Às 20h, junto com sua Cia. Teatro da Investigação, ele narra a história do “homem que ficou pra semente”. Um sujeito só, que vive uma grande angústia por sentir culpa e não saber exatamente de quê. A pergunta que paira no ar é: “Você tem uma lacuna?”.

A narrativa aborda temas como o esgotamento do espaço, dos corpos, das formas, da iluminação. Uma dramaturgia cheia de lacunas, que trabalha com a perspectiva da desconstrução dos tempos, espaços, da memória e do raciocínio, investigando o vazio tanto na forma quanto no conteúdo.

Com “Lacuna”, o aprendiz foi contemplado no edital do Programa de Ação Cultural Concurso de Apoio a Projetos de Texto Inédito de Dramaturgia do Estado De São Paulo, de 2011. Como contrapartida, ele deveria realizar cinco leituras públicas. O evento de hoje representa a terceira dessas devolutivas. Os aprendizes da Escola têm 50 vagas reservadas. As inscrições podem ser feitas com as secretárias Djanira, na Sede Brás, e Kimberly, na Sede Roosevelt.

Trajetória

Além de fundador da companhia Teatro da Investigação, Brisa tem formação técnica de ator pelo Teatro Escola Macunaíma. Seu trabalho é voltado ao intercâmbio cultural com manifestações de cidades do interior do País, onde ministrou oficinas, apresentou espetáculos e realizou debates.

Em 2008, venceu o 3º Prêmio de Dramaturgia de Curta Duração do Educandário Dom Duarte. Brisa foi, também, um dos ganhadores do 2º Festival de Peças de Um Minuto, dos Parlapatões, e do Festival de Teatro Curto do Centro da Terra, ambos em 2010.

Participou, ainda, de oficinas de dramaturgia com nomes como Samir Yazbek. É o autor de “Encalacrado”, peça que integrou a 1º Mostra de Dramaturgia do Teatro do Centro da Terra, e membro do Seminário de Dramaturgia do Arena (Semda), coordenado por Chico de Assis.

Leitura de “Lacuna”

Quando: Hoje (10), às 20h