Você Me Deixa Sem Ar!

Publicado em: 26/04/2012 |

São Paulo com Arte é a nova atividade a ser desenvolvida pelos aprendizes bolsistas do Programa Kairós da SP Escola de Teatro. O projeto é uma evolução do “Poesia no Brás” e  do “São Paulo com Poesia”. “Antes, os aprendizes tinham total autonomia para criar e executar as tarefas. Mas nos últimos semestres eles começaram a sugerir que fossem orientados nas atividades”, explica a coordenadora do Kairós, Cléo De Páris.

O escolhido para tal tarefa foi o ator, diretor e dramaturgo Roberto Audio. Formado pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), ele faz parte do Teatro da Vertigem desde 1998.

Nas conversas com as turmas, ele mostrou trabalhos de grupos locais e de outros países e discutiu o conceito de intervenção urbana. O próximo passo foi mapear os lugares e os tipos de ações que vão ser desenvolvidas. “Eles estão divididos em dois grandes grupos e começaram a fase de reunir o material e experimentar”, explicou a assistente do Kairós, Denise Relvas.

Vende-se Ar Puro

Sustentabilidade foi o tema sugerido pelo diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral. É um assunto que inquieta tanto pela falta de verde e arte nos centros urbanos quanto pela exploração comercial desse termo. “Esse projeto é muito importante porque faz parte da noção de território do geógrafo Milton Santos. Esse conceito alteridade,  nos faz abraçar, por meio da arte, não só a região em que estamos, mas a cidade”, diz.

Os bolsistas do Módulo Azul se programaram para sair às ruas na próxima sexta-feira. A ideia principal gira em torno de um filtro de caminhão trazido por uma aprendiz. Ela explicou que o objeto serve para purificar o ar utilizado no processo de queima do combustível. O grupo conversou sobre a necessidade de ar que até um caminhão tem e disso nasceu a frase “Você me deixa sem ar”. Em diálogo com os vendedores ambulantes da região, os aprendizes também vão realizar uma perfomance em que serão vendedores de “garrafas de ar puro.”

Enquanto isso, os aprendizes do Módulo Verde estão reunindo as ideias e o material. Uma delas é pintar os postes com desenhos de flores e folhas utilizando chapas de Raio-X. A intenção é de que saiam para experimentar as ações até a próxima semana.

Texto: Leandro Nunes