Visita Hispânica

Publicado em: 21/10/2011

Na tarde de ontem (20), a comitiva de pesquisadores e artistas que participa do III Encontro de Escolas Técnicas do Espetáculo ao Vivo (Acerca), organizado pelo Centro Cultural da Espanha (CCE_SP) e com apoio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, realizou mais um passeio por São Paulo.
 

Desta vez, o destino foi a própria SP Escola de Teatro. A formadora do curso de Iluminação, Grissel Piguillem, natural do Uruguai, exerceu o papel de tradutora e levou a comitiva para conhecer todas as salas do prédio e, enquanto as aulas aconteciam, todos puderam conhecer um pouco do cotidiano dessa escola técnica com mais de oito cursos relacionadas à arte do palco.

 


Participantes do acerca e formadores e funcionários da SP Escola de Teatro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

Assim, todos os espaços da Escola foram invadidos pela comitiva: desde a sala da Produção até o ateliê. Durante a visita, todos prestavam muita atenção em cada detalhe da Instituição, abrigada em um prédio que foi projetado em 1911, para acolher a antiga Escola Normal do Brás e, hoje, é patrimônio histórico do Estado (tombado pelo Condephaat em 1988).
 

Grissel conta que todos os participantes ficaram admirados com a estrutura da Escola. “Infelizmente, devido ao tempo, não conseguimos mostrar o cotidiano da Escola nos seus mínimos detalhes, mas eles acharam o prédio maravilhoso, e ficaram encantados com o pátio central, que estabelece um convívio direto entre aprendizes de todos os cursos.”

 

Fim dos Trabalhos


Hoje (21), é o último dia do encontro e os participantes do Acerca estão no Teatro Sérgio Cardoso, levantando as considerações finais sobre os seminários, discutindo pontos que poderiam ser aplicados nas escolas de seus respectivos países e o que cada um tem de troca.
 

“Começamos a falar a questão dos estágios e do trabalho renumerado dos artistas. Também discutimos a importância das escolas estabelecerem conexões e parcerias com os espaços culturais de sua cidade para criar uma rede de comunicação e colaboração entre teatros, escolas, aprendizes e formadores”, explica Grissel.
 

A formadora revela ainda que o seminário serviu para troca de técnicas e ideias, mas, sobretudo, para gerar parcerias. Antes de finalizar os trabalhos, as instituições que participam do Acerca vão conversar sobre possíveis intercâmbios de aprendizes e de workshops entre as escolas.

 

Texto: Renata Forato

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS