Virada Cultural com Os Satyros

Publicado em: 24/04/2012 |

A 8ª edição da Virada Cultural está chegando. O evento será realizado em 5 e 6 de maio e vai reunir em São Paulo uma programação cultural com música, teatro, cinema, circo e artes plásticas.  É o momento em que São Paulo se enche de cores e sons em cerca de 900 atrações espalhadas por 80 espaços pela cidade.

Uma delas é o “Minha Grande Virada”, uma iniciativa da Companhia de Teatro Os Satyros, em parceria com o blog Catraca Livre. A ideia é reunir personalidades para que contem algo que tenha mudado suas vidas. À meia-noite do dia 6, eles subirão num palco para cantar ou interpretar.

O projeto foi idealizado pelo jornalista e colunista do jornal Folha de S.Paulo, Gilberto Dimenstein, e pelo ator, diretor teatral, dramaturgo, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e co-fundador dos “Os Satyros”, Ivam Cabral. “Esse será um encontro sem preparação ou ensaio, um happening. Durante as apresentações, vamos abrir espaço também para o público participar”, comenta o artista.

Dirigido por Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, o evento vai reunir dez artistas, entre eles o ator Tiago Abravanel e o psicanalista italiano Contardo Calligaris.

Abravanel iniciou sua carreira em 2004 na peça “TeenBroadway”. Três anos depois fez parte do elenco do musical “Miss Saigon” e participou de “Hairspray”, musical dirigido por Miguel Falabella. No ano passado estreou como protagonista no elogiado musical “Tim Maia – Vale Tudo”, com texto de Nelson Motta e direção de João Fonseca, atualmente em cartaz no Teatro Procópio Ferreira.

Calligaris é Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, na França. Veio para o Brasil por ocasião do lançamento do seu livro “Hipótese Sobre o Fantasma”, em 1986. Ele também escreve no Caderno “Ilustrada” da Folha de S.Paulo, desde 1999. Autor de “Crônicas do Individualismo Cotidiano” (Ática, 1996) e “Hello Brasil” (Escuta, 2000). Contardo é presidente do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização que gere a SP Escola de Teatro.

Serviço:
“Minha Grande Virada – Virada Cultural 2012”
Quando: 6 de maio, às 0h
Onde: Espaço Satyros I – Praça Roosevelt, 214, Centro.

Texto: Leandro Nunes