EN | ES

Vídeo poético da Adaap homenageia Lucia Camargo, pioneira das artes no Brasil

Publicado em: 20/07/2021 |

Marcia Dailyn e Ivam Cabral na sede Brás da SP Escola de Teatro/ Foto: André Stefano

A jornalista e gestora cultural Lucia Camargo deixou sua marca na história das artes e do teatro no Brasil. Para homenageá-la, um ano após sua partida, em 20 de julho de 2020, a Adaap, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro, apresenta um vídeo em sua homenagem. O trabalho audiovisual ainda ressalta o selo Lucias, que celebra seu legado, criado em janeiro de 2021 com o lançamento do livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e Grande São Paulo.

A produção traz a prestigiada Companhia Base, especialista na criação e pesquisa de dança vertical integrada ao circo contemporâneo, cinema e o teatro, e também a atriz e bailarina Marcia Dailyn e o ator e dramaturgo Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro. Todos tiveram trajetórias marcadas por Lucia Camargo.

Colaboradora da SP Escola de Teatro, Marcia foi a primeira bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo, na época em que Lucia Camargo dirigiu a instituição e a incentivou. Esse apoio na carreira artística também foi dado a Ivam Cabral. Ele e Lucia se conheceram ainda no Paraná, estado natal de ambos, no qual ela ofereceu-lhe uma bolsa de estudos em artes cênicas, iniciando assim uma parceria profissional de mais de 30 anos. Lucia também foi incentivadora do crescimento da Cia. Base, hoje internacionalmente conhecida.

Lucia Camargo/ Foto: Andre Stefano


Lucia Camargo era gestora cultural, professora, jornalista, crítica, curadora e jurada teatral. Ela coordenou o setor de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro. Também foi diretora de importantes instituições, como Teatro Guaíra, em Curitiba, onde foi ainda secretária municipal e estadual de Cultura; e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além disso, foi ainda secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a primeira e única mulher na história a dirigir o Theatro Municipal de São Paulo.

O vídeo feito em parceria pelos departamentos de Extensão Cultural e Projetos Especiais e Comunicação da SP Escola de Teatro com a Cia Base traduz de forma poética a importância de Lucia para a cultura bem como da continuidade de seu legado. As gravações foram feitas no histórico prédio da sede Brás da escola, seguindo os protocolos da OMS.

Viva Lucia Camargo e o selo Lucias!

Confira a galeria e o vídeo!





Relacionadas:

Notícias | 05/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso gratuito “Atuando no audiovisual: presença e escuta”

SAIBA MAIS

Notícias | 04/ 12/ 2024

Encontro online “Processos de criação em Hello, Édipo” acontece neste sábado (7)

SAIBA MAIS

Notícias | 04/ 12/ 2024

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

SAIBA MAIS