Vídeo, Literatura, Sonoplastia, Captação e Teatro de Sombra nos Cursos de Extensão

Publicado em: 01/04/2013

Chegou o dia de abrir inscrições para cinco novos cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A partir de hoje (2), interessados em expandir seus horizontes artísticos e culturais poderão se inscrever em cursos gratuitos que abrangem várias áreas e que terão início em maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 deste mês, aqui.

 

O primeiro deles é “Vídeo: Linguagem Múltipla”. Sob orientação da profissional em multimídias Anna Turra, o curso tem como objetivo apresentar o vídeo como linguagem múltipla, hoje amplamente utilizada em relação-diálogo com outras linguagens artísticas: música, teatro, dança, design, artes visuais, arquitetura. As aulas, que acontecem de 7 de maio a 11 de julho, pretendem treinar o olhar do participante e ampliar suas ferramentas de criação de imagens.

 

Já em “Literaturas Contemporâneas e Fusão de Linguagens”, o escritor, cineasta, roteirista de cinema e dramaturgo João Silvério Trevisan conduz os participantes em um estudo sobre o entrecruzamento das várias linguagens e setores das artes. As aulas serão ministradas de 6 de maio a 3 de julho e têm como público-alvo interessados em conhecer e percorrer os caminhos da expressão artística como forma de inserção no mundo, de comunicação e de autoconhecimento.

 

O ator, diretor, iluminador e pesquisador Zhé Gomes orienta “Teatro de Sombras”, de 6 de maio a 3 de julho. A proposta do curso é levar aos interessados as informações e pesquisas sobre o teatro de sombras e observações teórico-práticas deste gênero no cenário cultural mais recente, além de propiciar exercícios práticos de criação, produção e manipulação. Nesse processo, os participantes terão contato com estudos em iluminação, figuras opacas e translúcidas, telas e locais de projeção.

 

Com supervisão de Raul Teixeira e orientação de Tiago de Mello, “Tecnologia para Sonoplastas: Práticas em Mesa de Som Digital e Programas de Edição e Sonorização” será ministrado de 7 de maio a 11 de julho. Nas aulas, serão praticadas as funções básicas, o sistema operacional e recursos das mesas digitais e aplicação de alguns softwares para gravação, edição, masterização de trilhas sonoras e sonorização de espetáculos ao vivo.

 

Encerrando esse grupo de cursos vem “Arte & Negócios: Teoria e Prática para Captação de Recursos – Iniciação”. A proposta do curso, ministrado de 14 de maio a 18 de julho, é desenvolver ferramentas de trabalho compatíveis às exigências do mercado de cultura brasileiro, que hoje encontra-se bastante profissionalizado e competitivo, para buscar o equilíbrio entre a teoria e a prática de atuação neste setor.

 

Serviço

Inscrições: Cursos de Extensão Cultural

Quando: Até 15 de abril

Onde: https://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/cursos.php

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del