Verbetize-se na Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro

Publicado em: 27/01/2011

Lançada em março de 2010, durante o Festival de Curitiba, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, que conta hoje com mais de 1.600 verbetes, tem como propósito documentar e mapear o teatro brasileiro, de forma dinâmica e interativa. 
 
Utilizando-se de um modelo colaborativo de produção intelectual, artística e técnica, a ferramenta Wiki, é possível a qualquer pessoa criar, adicionar ou melhorar as informações já publicadas.
 
A Enciclopédia, abrigada no site www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia, pretende acolher o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil, além de compartilhar conhecimentos, mobilizando o resgate, a preservação e a organização da memória da cena teatral brasileira, com o objetivo de facilitar a pesquisa de todos os envolvidos com a área.
 
A SP Escola de Teatro, mentora do projeto, acredita que o compartilhamento de conteúdos referentes às artes cênicas com e pelos quatro cantos do País, bem como receber destes lugares produções pouco divulgadas ou inéditas, beneficia a produção e a difusão cultural, valendo-se de sua originalidade e de seu ineditismo.
 
Os dramaturgos Martins Pena e Mário Bortolotto, as atrizes Fernanda Montenegro, Beatriz Segall e Juliana Carneiro da Cunha, os diretores Luiz Filho, Silnei Siqueira, Ivan de Albuquerque e atores como Paulo Autran, Raul Cortez e Murilo Benício, além de todas as vedetes do teatro de revista como Mara Rúbia e Carmem Verônica, são alguns dos nomes que integram a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro.
 
Para se verbetizar na Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, é só seguir os passos abaixo:
 
1. Acesse o site https://www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/
 
2. Para incluir verbetes é necessário que você tenha uma conta. Vá até o link “Criar uma conta ou entrar”, na parte superior direita do site. 
 
3. Clique no logo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no canto superior  esquerdo, para voltar na página principal.
 
4. Digite o nome do verbete a ser criado/incluído no campo “pesquisa” e clique em “ir”. É imprescindível que o nome digitado na pesquisa esteja escrito corretamente, com letras maiúsculas e minúsculas, assim como acentos.
 
5. Na página gerada, clique no link em vermelho “criar tal página”.
 
6. O próximo passo é digitar todo o conteúdo do verbete no espaço de edição. Também, com atenção às normas da língua portuguesa.
 
7. Cada verbete pode e deve estar associado a uma ou mais categorias. Para fazer esse link, é necessário atenção à grafia das categorias já cadastradas. Basta digitar o código [[categoria: +área de atuação]], como por exemplo:  [[categoria: palhaços]]
 
8. Clique em “Salvar Página” abaixo da caixa de edição.
 
Pronto, seu verbete já faz parte da Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro! E está disponível para edição e consulta. Você também pode enviar o material a ser incluído ou tirar dúvidas pelo e-mail enciclopedia@spescoladeteatro.org.br.