Veja como foi o 1º dia de aula do curso de extensão gratuito da SP, Produção Cultural Contemporânea!

Publicado em: 19/08/2022 |

Na última quarta-feira, 17, aconteceu o início das aulas do curso presencial e gratuito da SP Escola de Teatro, Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria, com Fabio Maleronka. A primeira aula da oficina foi muito especial, os estudantes se reuniram no Cine Satyros Bijou e discutiram alguns dos aspectos iniciais do assunto que será abordado ao longo do mês. O curso promove a formação de redes e mobilização de recursos criativos, portanto, são apresentados módulos sobre as linguagens artísticas específicas e é proposto um debate sobre o audiovisual em diferentes perspectivas e diante das vertiginosas alterações no setor.

Nesse contexto, uma das finalidades principais da oficina têm sido a de constituir um programa de formação, cujo papel é de atualizar e produzir conhecimentos na área da gestão cultural, para isso, as aulas foram organizadas em módulos autônomos acerca do audiovisual.

O orientador do curso é Fábio Maleronka Ferron, que é mestre em estudos culturais pela Universidade de São Paulo (2017), foi diretor geral de programação e eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016) e fez parte da implantação do Circuito Municipal de Cultura. Além disso, Fábio também foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015 e integrou o conselho gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (2013-2016), é membro do Conselho de Administração da SPcine- Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (2015-2017).

Em 2010, ele coordenou a série de Produção Cultural no Brasil e foi consultor do Ministério da Cultura pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos em Brasília durante a gestão Gilberto Gil. O professor também é um dos organizadores do livro Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia (2021), publicação que reúne 40 entrevistas inéditas, que roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores.

Confira abaixo algumas imagens do primeiro dia de aula:

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro