EN | ES

Veja como foi o curso “O Corpo Utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades” ministrado por Brunno Almeida Maia

Publicado em: 11/03/2024 | por: Ethieny Karen

Durante os meses de janeiro a março, aconteceu na SP Escola de Teatro, por intermédio da Extensão Cultural, o curso “O Corpo Utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades” ministrado por Brunno Almeida Maia. A proposta do curso era desvendar as complexas relações entre o conceito de Moda e as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, identidades e expressões de gêneros e sexualidades na cultura ocidental.

O programa abrangeu uma ampla gama de tópicos, fundamentando-se em uma extensa bibliografia que conectou a Teoria da Moda, a filosofia, as artes e a sociologia. O conteúdo guiou os participantes por um passeio pela evolução do guarda-roupa desde os movimentos modernistas até os ícones da moda como Paul Poiret, Coco Chanel, Madeleine Vionnet, Jean Patou, Elsa Schiaparelli e a influência do surrealismo francês.

O curso também se aprofundou na leitura contemporânea da teoria queer, explorando como o contemporâneo propõe nas diversas expressões de gêneros da vestimenta uma “estética da existência”. “A ideia foi analisar o fenômeno social da moda, a noção de individualidade, estética, de moda e modernidade, mas também a moda e a distinção social e sua limitação” explica Brunno. 

Destacando-se pela sua abordagem online, o curso ofereceu flexibilidade aos participantes, permitindo que eles participassem sem sair de suas casas. Isso possibilitou que pessoas residentes em diversas regiões brasileiras tivessem contato com a oficina. Entre os estados representados estavam Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Distrito Federal, Paraná, Ceará, Goiás, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Piauí. 




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS