EN | ES

Veja como foi o 12º SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans

Publicado em: 15/02/2024 | por: Guilherme Dearo

Fotografia colorida de SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder

SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder. (02/02/2024). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Aconteceu de 30 de janeiro a 2 de fevereiro a 12ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans, evento da SP Escola de Teatro que trouxe gratuitamente palestras, debates, exposição, shows, performances e podcast e é uma das mais importantes iniciativas do tipo no Brasil.

Ele foi feito em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O tema desse ano foi “Transcendendo barreiras: políticas e direitos para uma vida plena”.

Fotografia colorida de SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder

SP Transvisão 2024: Show de variedades (com direção de Alberto Silva) + Entrega do Prêmio Claudia Wonder. (02/02/2024). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Apoio

O SP Transvisão 2024 – 12ª edição é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Associação da Parada LGBT de São Paulo; Casa Florescer; CAE João Nery; Centro de Referência da Diversidade – Brunna Valin (CRD); Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade; Núcleo de Pesquisa em Saúde e Direitos Humanos LGBT+ (NUDHES); Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Pioneirismo na diversidade

Desde a sua fundação, a SPET tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da SP é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade.

Em 2020, 2022 e 2023, a SP Escola de Teatro recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP, que reconhece boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2019, a Instituição recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

Confira a programação completa.

Veja como foi o evento, nas imagens de Ana de Castro:




Relacionadas:

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt

SAIBA MAIS