Universo Paralelo

Publicado em: 01/03/2012 |

Perda da conexão com a realidade e uma utopia familiar são os conceitos que formam o mote do espetáculo “Isso É o que Ela Pensa”, texto do dramaturgo inglês Alan Ayckbourn, que ganha montagem inédita em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com direção de Alexandre Tenório.

No elenco, Clarissa Rockenbach, Eduardo Muniz, José Roberto Jardim, Francisco Bretas, Mário Borges, Mário César Camargo, Denise Weinberg, que já foi artista convidada do curso de Atuação da  SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, e Clara Carvalho, que integrou a comissão de seleção de formadores da Instituição.

O enredo da peça conduz o espectador ao instável mundo de Susan, uma mulher de meia-idade que sofre um acidente no jardim de sua casa e, a partir deste episódio, passa a se relacionar com uma família imaginária, concebida em suas fantasias.

Na versão original, o protagonista era uma personagem masculina, mas Ayckbourn sentiu uma voz feminina emergindo. Então, achou que o público seria mais sensível e simpático com uma mulher no papel principal e alterou a peça.

“Este é, sem dúvidas, um dos meus textos prediletos. Ayckbourn constrói, magnificamente, cenas de humor e emoção que encaminham uma personagem em crise a um dos finais mais emocionantes da dramaturgia contemporânea”, comenta Tenório.

Eduardo Muniz, ator e realizador do espetáculo, afirma que seu trabalho na peça é um dos pontos altos de sua carreira. “Poder realizar umas das obras-primas do maior dramaturgo do mundo, poucos meses após trabalhar com ele na Inglaterra, é a concretização de um sonho. Sei que posso contar com Alan a qualquer momento. Para mim, é uma honra.”

O próprio dramaturgo também demonstra satisfação ao ver seu texto encenado pelos artistas. “Estou muito contente que o Eduardo e sua equipe tenham escolhido esta minha peça em particular para o público brasileiro e é especialmente bem-vinda sua decisão de interpretá-la em uma arena.”

“Isso É o que Ela Pensa”

Onde: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Quando: Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Até 6 de maio.

Tel.: (11) 3113-3651/3652

Ingresso: R$ 6