EN | ES

Uma Viagem Teatral com Alexandre Mate

Publicado em: 20/04/2011 |

O Simbolismo e a retomada da reteatralização do teatro estarão em pauta no segundo Módulo do curso de Difusão Cultural ministrado por Alexandre Mate e oferecido gratuitamente pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. 

 

Em Uma Viagem Teatral por entre as Tentativas do Ilusionismo Absoluto e a Alusão à Realidade: Enigmas a Serem Decifrados, Mate pretende levar os participantes a rastrear a eclosão do movimento simbolista e suas oposições à chamada “fatia de vida do Realismo”, além de estudar a dramaturgia significativa e principais autores desse movimento.

 

Dessa forma, abordará a história da Europa no século XIX, com a hegemonia da burguesia, o Romantismo e suas oposições e o Realismo, suas principais características e conceitos balizadores. O Simbolismo também será abordado, assim como, as dramaturgias significativas do movimento Realista e Naturalista. 

 

Para Mate, compartilhar informações contribui para o aprendizado. “Sou professor, portanto, encanta-me essa relação de troca, sobretudo em cursos rápidos. O mundo de hoje é excludente, altamente competitivo e exige respostas imediatas. Fazer o curso significa atualizar-se e poder atuar de modo mais orgânico e crítico”, destaca.

 

“Em tempos de espetacularização, ter noção do que se faz e porque o faz é motivo de júbilo”, conclui o orientador que acredita que os cursos cumprem não só o papel de formação profissional, mas, também, de conscientização dos participantes. 

 

O curso será realizado às segundas-feiras, das 14h às 17h, com início em 23 de maio e término em 11 de julho. Para se inscrever, basta acessar o link e preencher as ficha com seus dados, até as 18h do dia 6 de maio.