Uma Viagem pela Língua Portuguesa

Publicado em: 11/05/2012

Se lembra de “A Língua Portuguesa na Literatura”, curso de Extensão Cultural lançado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em março? Pois bem, se você não conseguiu se inscrever naquela ocasião, esta é a sua chance, afinal, agora ele está de volta.

Ministrado pela escritora e poeta Greta Benitez, o curso, que estava em suas primeiras aulas, teve de ser interrompido, mas nesta próxima segunda-feira (14), abre inscrições novamente. Aqueles que já estavam matriculados, no entanto, podem ficar tranquilos, porque suas vagas estão garantidas.

“A Língua Portuguesa na Literatura” aborda temas como as licenças poéticas, os erros intencionais, o português das obras clássicas e, ainda, o coloquialismo presente em diversos textos. Em sala de aula, os participantes vão começar estudando a peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues. Ao longo dos encontros, obras de Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nelson de Oliveira, entre outros artistas, também serão analisadas.

“Serão realizados debates sobre o conteúdo das peças e dos textos, além de exercícios de criatividade para que o participante se familiarize, principalmente, com os diálogos”, explica Greta. A orientadora também reforça que as atividades em sala não devem ser encaradas como aulas de português, mas sim como “uma discussão sobre o uso da língua e a liberdade de expressão dentro da arte”.

Graduada em Publicidade e com pós-graduação em Marketing, a escritora e redatora publicitária tem dois livros de poesia lançados: “Rosas Embutidas“ (1999) e “Café Expresso Blackbird” (2006). Participou dos eventos literários II Simpoesia e Artimanhas Poéticas, em 2009, e ganhou inúmeros prêmios literários em terreno nacional. Além disso, tem textos publicados em revistas como “Oroboro” e “Continuum”.

Para se inscrever, acesse aqui, a partir de segunda-feira e até o dia 28 de maio, e preencha a ficha com seus dados, currículo e carta de interesse. As aulas serão ministradas de segunda a quinta, das 10h às 13h, na sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro.

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de maio. Os aprovados receberão por e-mail a ficha de matrícula, que deve ser feita online, entre os dias 30 e 31 de maio. Se você é um apreciador da literatura, teatro e tem interesse em explorar a língua portuguesa, está mais que convidado a participar.

 

Serviço
Inscrições: 14 a 28 de maio
Divulgação dos aprovados e matrícula online: 30 e 31 de maio
Duração do curso: de 04 de junho a 2 de julho

 

 

Texto: Felipe Del