EN | ES

Uma imersão de diretores de cena brasileiros

Publicado em: 18/05/2015 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe, na segunda-feira, dia 25 de maio, para o lançamento do projeto Minha mão sabe mais do que eu – Uma imersão de diretores de cena brasileiros. A ideia nasceu do encontro de Diretores de Cena integrantes de companhias de teatro da cidade de São Paulo que constataram a necessidade de verticalizar suas pesquisas e fomentar a formação de novos profissionais neste perfil.

A equipe responsável pelo projeto é formada por três artistas técnicos com pesquisas dedicadas a direção de cena em teatros de grupo/pesquisa: Rafael Bicudo (Teatro da Vertigem e Estúdio Lusco-Fusco), Elisete Jeremias (Teatro Oficina e Grupo Pãndega) e Victor Gally (mundana cia e Ao Casarão). No lançamento haverá a presença dos convidados Joaquim Gama J. C. Serroni e Viviane Ramos.

Esta primeira jornada acontecerá por meio de duas ações: ciclos de encontros com artistas convidados e uma imersão dos idealizadores do projeto por companhias teatrais brasileiras e estrangeiras.

Os objetivos são: organizar encontros com artistas convidados no intuito de debater sobre o ofício do Diretor de Cena nas mais diversas perspectivas (iniciativa voltada para profissionais, interessados em geral e aprendizes de centros de formação teatral); realizar imersão da Equipe de Diretores de Cena por centros de formação e companhias teatrais nacionais e internacionais, no período de maio a dezembro de 2015; criar um planejamento de comunicação para o projeto que inclui blogs, site, diários de viagens, fanpage no Facebook, live stream; documentar entrevistas e registrar as experiências e vivências em uma plataforma on line durante o período do projeto; apresentar uma devolutiva das ações desenvolvidas durante o ano de 2015 em um encontro aberto apresentado pelos idealizadores do projeto.

A ideia de promover esses encontros nasce do desejo de verticalizar a pesquisa e auxiliar na formação de diretores de cena no Brasil, dai o caráter pioneiro do projeto. A proposta de imersão com as equipes de cada um dos espaços visitados possibilitará não apenas disseminar o trabalho dos profissionais, como fortalecer seus conhecimentos e prática.

Minha mão sabe mais do que eu – Uma imersão de diretores de cena brasileiros incentiva a função do Diretor de Cena ao defender uma formação e inclusão mais verticalizada dessa atividade nos currículos de escolas técnicas de teatro.

Programação

Mesa 1 – O encenador, o ator e o diretor de cena – 3 de agosto (segunda-feira) 20h às 22:30h

Coordenação: Rafael Bicudo
 
Convidados:
André Guerreiro Lopes
Aury Porto
Isabel Teixeira
Luciana Schwinden

Luciano Chirolli
 
Mesa 2 – O cenógrafo, o figurinista e o diretor de cena – 10 de agosto (segunda-feira) 20h às 22:30h

Coordenação: Elisete Jeremias
 
Convidados:
Carila Matzenbacher
Cassio Brasil
J. C. Serroni
Laura Vinci
Simone Mina

Mesa 3 – O iluminador, o sonoplasta e o diretor de cena – 17 de agosto (segunda-feira) 20h às 22:30h

Coordenação: Victor Gally
 
Convidados:
Cibele Forjaz
Guilherme Bonfanti
Kako Guirado
Otavio Ortega
Raul Teixeira
 
Mesa 4 – Diretores de cena: Experiências Compartilhadas – 24 de agosto (segunda-feira) 20h às 22:30h

Coordenacão: Ivam Cabral
 
Convidados:
Eliana Monteiro
Elisete Jeremias
Fernando Guimarães
Felipe Hofstatter
Leslie Pierce
Otto Barros
Rafael Bicudo
Rafael Matede
Victor Gally

Serviço

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt (Praça Roosevelt, 210 – Centro – Tel: 11 3775-8600)
Quando: 25 de maio, das 20h às 22:30h