Um Fascista no Divã, de Marcia Tiburi e Rubens Casara, segue em cartaz na SP Escola de Teatro

Publicado em: 14/03/2023 |

No começo do mês de março, estreou na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro a peça Um Fascista no Divã, escrita pela filósofa Marcia Tiburi e pelo psicanalista Rubens Casara. A produção é dirigida por Andre Capuano e fica em cartaz até 25 de março, de quinta a sábado, sempre às 20h30. Todas as sessões estão esgotadas, mas é possível colocar o nome na lista de espera, comparecendo ao local no dia da apresentação.

O texto reflete e questiona a ascensão do fascismo no Brasil e o público exerce um papel fundamental, já que o personagem do fascista será representado por um coro de não atores, formado por diferentes pessoas a cada sessão do espetáculo.

SP Escola de Teatro entrevista o artista colombiano Julio César Peláez Serpa

A atriz Giovana Echeverria interpreta uma psicanalista que lida com os conflitos ao atender em seu consultório um político da extrema direita. Ela propõe um diálogo que exige autorreflexão e subjetividade, mas isso se mostra impossível, pois rapidamente é possível entender a personalidade autoritária do paciente.

Na equipe técnica também está presente Wesley Souza da Silva, estudante egresso do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, que é o assistente de direção de arte do espetáculo.

Durante a peça existe uma contextualização histórica apresentada em vídeo, com imagens documentais e estudos sobre fascismo e antifascismo. A linguagem audiovisual vira uma ferramenta aliada e mostra o fascismo como um movimento antigo, estrategicamente elaborado a serviço de outros setores.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Bruno Galvincio/Comunicação/Adaap.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição