Um ano de SP Dramaturgias

Publicado em: 19/06/2013

(Foto: Maurício Cuca)

 

No dia 5 de junho do ano passado, estreava na Sede Roosevelt um inovador projeto da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco: o SP Dramaturgias, programa que promove a leitura de textos dramáticos inéditos, de qualquer autor, não apenas dos aprendizes da Escola, que são lidos por aprendizes.

 

O texto escolhido para a primeira edição foi “Três”, de Camila Damasceno, então aprendiz de Dramaturgia. Participaram da leitura as aprendizes de Atuação Renata Konsso e Marina Morena, o aprendiz de Humor Luciano Tito e os aprendizes de Sonoplastia David Sousa e Luana Hansen.

 

A peça reúne três personagens, que vivem um triângulo amoroso e entram em conflito quando um dos vértices dessa relação se rompe. O quadro “Os Amantes” (1928), de René Magritte, inspirou a criação de Camila.

 

Ao final da leitura, foi aberto espaço para perguntas ao grupo. Marici Salomão, dramaturga, jornalista e coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, deu início ao bate-papo elogiando o projeto. “Achei tudo de muito bom gosto. A forma como a leitura foi montada, a iluminação, a sonoplastia, o texto em si… Trata-se de um projeto ousado, que permite a interação entre os aprendizes. E o melhor: tudo feito aqui no coração da Roosevelt”, disse.

 

Já Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, disse, na ocasião: “É emocionante ver um projeto da Escola tomar corpo, ver um texto onde ele deve estar: no palco”.

 

A Click! de hoje homenageia o projeto com uma foto feita por Maurício Cuca naquela noite. Nela, Renata Konsso aparece em primeiro plano, com Marina Morena ao fundo.

 

Pouco mais de um ano após a estreia, o SP Dramaturgias continua firme e forte. A próxima edição do evento, que agora é mensal, acontece no dia 2 de julho, na Sede Roosevelt, às 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS