EN | ES

Último dia da semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana acontece nesta sexta, 9. Conheça os participantes!

Publicado em: 09/09/2022 |

Acontece nesta sexta- feira, 09, o 4ª  e último dia da Semana de Pedagogia Teatral Ibero- americana, promovida pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal.

Os eventos são online, transmitido pelo Youtube da SP Escola de Teatro, e acontecem das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, com acesso gratuito e tradução simultânea do espanhol.

A iniciativa reúne pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.

Confira a seguir quem são os convidades, convidadas e convidados desse último dia:

9/9, 10h | MESA 7 – Teatro de Grupo, políticas de subjetivação e pedagogias teatrais na América Latina
Alexandre Mate (Brasil)
Djalma Thürler (Brasil)
Gina Monge Aguilar (Brasil)
Mediação: Elen Londero (Brasil)

Alexandre Mate (Brasil)
Professor aposentado do Instituto de Artes da UNESP, mas inserido na pós-graduação da mesma instituição; mestrado em Teatro na ECA/USP; doutor em História Social na FFLCH/USP; pesquisador teatral com inúmeras publicações; militante e orientador na área de teoria de diversos coletivos teatrais brasileiros. Alguns reconhecimentos: Prêmio Especial pela publicação da obra “Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações e Processos de Lutas e Travessias , Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (2021); Indicação como melhor publicação em artes cênicas da Rebento – Revista de Artes do Espetáculo, Cooperativa Paulista de Teatro (2012); Indicação como melhor publicação em artes cênicas da Rebento – Revista de Artes do Espetáculo, Cooperativa Paulista de Teatro (2011). Além do trabalho na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuou como professor na Universidade Federal do Espírito Santo (1992), em Escolas da Rede Estadual de Ensino (1978 – 1992) e na Universidade São Judas Tadeu (1987 – 1989). Atuou como professor visitante em instituições como a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco (2011) e Escola Superior de Artes Célia Helena (2010) e como pesquisador na Associação Brasileira de Pesquisadores de Pós-graduação em Artes Cênicas (2010 – 2015).

Djalma Thürler (Brasil)
Professor permanente do PPG Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e Professor Associado III do IHAC/UFBA. É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro (atelievoadorteatro.com.br) e investigador do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA). É especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ESP/Itaú Cultural).

Gina Monge Aguilar (Brasil)
Sou uma mulher cis, parda, migrante, mãe solo de 3 crianças, artista, pedagoga e pesquisadora costarriquenha residente desde 2006 no Brasil. Sou bacharel em Artes Cênicas e Comunicação Coletiva pela Universidade da Costa Rica, Especialista em Fonoaudiologia: Voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e doutora em Pedagogia do Teatro pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente estou como professora na Universidade Estadual de Campinas no Brasil, trabalho com ensino, pesquisa e extensão, tendo aprofundado nos últimos anos meu trabalho com Teatros Latinoamericanos, dentre eles os Teatros Negros, sempre entrecruzando pesquisa, criação e formação.

Elen Londero (Brasil)
Atriz, pesquisadora e produtora cultural. Mestranda em Pedagogia do Teatro na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo/ECA-USP. Estudou bacharelado em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria (RS), e graduou-se em Tecnologia em Processos Gerencias, no Centro Universitário Senac São Paulo. Atuou no espetáculo “Mademoiselle Chanel”, estrelado por Marília Pêra, sob direção de Jorge Takla e com texto de Maria Adelaide Amaral. É atriz fundadora e integrante da Cia. Veneno do Teatro, onde coordena a Mostra Cultural Expressões da Leste. Foi uma das organizadoras do livro “Projeto Estação SP: Pedagogias da Experiência”, e do livro “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo na cidade de SP e grande SP”, ambos editados pelo Selo Lucias da Adaap. Colaboradora da SP Escola de Teatro desde 2010, atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da instituição.

9/9, 15h | MESA 8 – As artes cênicas e a expansão de fronteiras estéticas
Julieta Grinspan (Argentina)
Juan Sebastián Peralta Ricci (Uruguai)
Robson Corrêa (Brasil)
Mediação: Malú Bázan (Brasil/Argentina)

Julieta Grinspan (Argentina)
Actriz y directora de teatro. Profesora de teatro egresada de la Escuela Metropolitana de Arte Dramático. Miembro del Directorio artístico de PROTEATRO. Coordinadora de Teatro Situado, revista de artes escénicas con ojos latinoamericanos. Coordinadora de Un Teatro. Escuela de ensayos escénicos. Integrante de El Nudo, compañía teatral. Trabaja sobre las formulaciones de teatro épico y el cuerpo en escena desde el año 2003.

Juan Sebastián Peralta Ricci
Actor (EMAD), dramaturgo, director y docente. Profesor de Filosofía (IPA), Magister en Teatro (UDELAR). Profesor de Teoría Teatral (IUDAE) y de dramaturgia (UDELAR). Su trabajo artístico abarca desde el teatro tradicional hasta el audiovisual, pasando por la instalación y la performance. Ha recibido diversos premios entre ellos: Premio Nacional de Literatura, Ibercescena, Moliére.

Robson Corrêa (Brasil)
É doutor em teatro (ECA/USP 2005). Idealizador e fundador do PPG interdisciplinar em Performances Culturais da UFG. Encenador e crítico de teatro, coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais e o Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance (UFG).




Relacionadas:

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 04/ 2024

Tiradentes em Cena faz 11ª edição em MG com participação de Miguel Arcanjo Prado, coordenador da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS